domingo, 22 de janeiro de 2012

Um sonho ou devaneio... sei lá!



Era um belo domingo. A igreja evangélica brasileira estava lotada. Como sempre: uma grande expectativa. Canções antropocentricas, cujo centro é o homem mesmo (pra ser bem redundante...), eram cantadas... Palavras de cura, libertação, posse, determinio??, e prosperidade eram proferidas e liberadas... O que se ouvia da boca de alguns era que o avivamento estava presente na igreja. Sinais, maravilhas, curas, exorcismos, testemunhos mirabolantes de pessoas palpérrimas e que agora eram mega empresários. Tipo o carinha que era catador de papel, agora era o dono da fábrica de reciclagem...
Até que algo fenomenal aconteceu. Não se sabe de onde veio nem quando ao certo aconteceu... Mas o dirigente que pregava a mensagem e impetrava bençãos financeiras fora acometido por algo inexplicável... Ele começou a pregar diferente do que pregara até àquele dia... Sua prédica não continha mais palavras de determinação (ou determínio?!) e ordens a Deus. Sua fala não era mais de promessas triunfalistas, egocêntricas e vazias de sentido. Agora a tônica de sua pregação era algo um tanto quanto desconhecido daquela massa aglomerada ávida por coisas extraordinárias, palpáveis e materiais.
O pregador falava de um tal de Cristo e este crucificado. Que palavras eram aquelas?? O tal evangelho da cruz, que não exaltava o ser humano e não o colocava quase ou inteiramente (sei lá) numa posição de igualdade com Deus ou até mesmo acima dele. Antes, pelo contrário, esse evangelho, até então desconhecido, dizia que esse ser humano devia morrer e morrer crucificado com Cristo para que pudesse viver a verdadeira vida plena em Deus.
Que coisa esquisita era aquela, totalmente diferente do evangelho até então anunciado, o da prosperidade, o da exaltação, o da riqueza, o da confissão positiva... Esse evangelho que começou a ser pregado dizia que para ser exaltado precisa antes humilhar-se... E tem mais: esse evangelho dizia que para seguir a Cristo, cada um deveria negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz, e então estaria apto para partir depois de Jesus, ir após ele e até se preciso for sofrer com Ele e por Ele. Sofrer?? Onde já se viu isso??
Esse evangelho esquisito que estava sendo pregado contrariava todos os princípios de marketing, publicidade, psicologia e sociologia até então explorados pela liderança da igreja evangélica. Pior! Contrariava frontalmente o evangelho da prosperidade.  Antes de qualquer coisa esse evangelho dizia que nada desses princípios mercadológicos eram necessários. Para ser salvo, fazer a vontade de Deus, ser verdadeiramente abençoado era necessário uma exclusiva dependência do Espírito Santo.
Como se não bastasse, esse evangelho que começou a ser pregado, dizia de um mal terrível, contido na natureza de cada ser humano. Esse mal tem o nome de pecado. O pregador nem se importou se alguém ficaria ofendido com um termo tão pesado como este. Ele com dedo em riste e uma autoridade nunca vista antes, disse que se não houvesse arrependimento genuíno e conversão ao Cristo que morreu na cruz do calvário, se o velho homem pecaminoso não fosse crucificado não haveria salvação para ninguém, e, todos, sem exceção, estariam condenados ao fogo do inferno. (Será que este pregador havia se convertido?! Meu Deus...)
Não importava se tivessem sido curados dos piores flagelos, se tivessem recebido as mais portentosas bençãos financeiras, não importava até mesmo se o indivíduo tivesse sido o "canal", o "instrumento", o "ungido", aquele que havia orado para que as grandes e prodigiosas bênçãos chegassem até os fiéis. Sem arrependimento, dizia esse evangelho esquisito, não tinha negócio, não tinha como negociar, sem a cruz e o Cristo crucificado, o destino era a perdição eterna, o lago de fogo e enxofre.
Sabe o que foi mais estranho ainda do que essa pregação contrária ao evangelho da prosperidade até então em voga? O mais estranho é que as pessoas que abarrotavam o templo, em busca de cura, prosperidade, satisfação pessoal e tantas outras coisas, caíram em si. Como uma brasa que queimava e apertava seu peito, começaram a se contorcer, é como se sentissem no corpo o mal contido nas suas almas. Para esse povo não havia outra alternativa a não ser clamar pela misericórdia do Deus Altíssimo, pedir perdão pelos seus pecados e entregar-se total e verdadeiramente ao Cristo crucificado. Assim como a multidão, no dia de Pentecostes, com o peito esfaqueado e compungido, após o discurso inflamado do apóstolo Pedro, perguntavam a ele o que deveriam fazer. Essa multidão também batia no peito e clamava a Deus para que seus pecados fossem cancelados. 
O até então "avivamento" produzido pela pregação do evangelho da prosperidade, não era mesmo avivamento. Bem que alguns já estavam tentanto alertar.
O que estava acontecendo agora era o avivamento. Era o verdadeiro e genuíno avivamento que havia chegado. O outro, o primeiro, "avivamento", não passava de palha que agora estava sendo literalmente consumida pelo fogo do Espírito Santo na promoção do autêntico avivamento inteiramente embasado nas Santas, Sagradas e Imutáveis Escrituras. 
Depois disso, acordei. Acordei e com o coração mais sedento ainda pela verdadeira ação de Deus, clamei como clamou o profeta Habacuque no passado. Aviva, Senhor, a tua obra! Que esses pregadores se convertam ao verdadeiro evangelho e que essas massas aglomeradas sejam alcançadas pela verdadeira e poderosa Palavra de Deus.
Que, quem sabe, um dia, isso não seja apenas um sonho nem um devaneio, mas a descrição do agir de Deus. Que Deus tenha misericórdia de nós e nesse nosso abatimento que temos vivido nesses dias, como povo evangélico, que Ele nos alcance. Pra glória do Senhor!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Vencendo o desânimo

Vencendo o desânimo
"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, senão desfalecermos."Gálatas 6.9
Vamos meditar um pouco sobre essa arma que tem sido constantemente usada contra nós, suas causas e como podemos vencê-la.
Conta-se que certa vez, o diabo resolveu fazer uma exposição e um leilão das armas que ele usava para tentar destruir os cristãos. Lá estavam diversas armas poderosíssimas: fofoca, contenda, pornografia, sensualidade, etc e etc. Bem no meio da exposição e com um destaque especial encontrava-se uma arma toda gasta e velha. Ao ser perguntado sobre esta arma, o diabo disse que ela não estava à venda e mesmo se estivesse seria a mais cara de todas.
Sabe qual é o nome dessa arma? Ela chama-se desânimo!
É o desânimo que muitas vezes faz com que deixemos de orar. É o desânimo que muitas vezes impede as pessoas de perseverar na caminhada cristã. É o desânimo que, muitas vezes, nos faz desistir de ministérios que Deus tem colocado em nossas mãos. É o desânimo que nos impede, muitas vezes, de vir à igreja. É o desânimo que nos faz deixar de lado a palavra de Deus. E por aí vai.
Não é apenas o desânimo que contribui para que deixemos de fazer todas estas coisas e muitas outras para Deus. Existem muitos outros fatores, mas o desânimo é o mais freqüente. Ele nos toma de assalto e nos faz ficar prostrados ante ao que Deus tem reservado para nós.
Vamos meditar um pouco sobre essa arma que tem sido constantemente usada contra nós, suas causas e como podemos vencê-la.
1. Causas
I. Cansaço. Quando estamos cansados, estamos mais propensos a desanimar. Achamos que estamos sozinhos, que ninguém se importa conosco e com nossa dificuldade. Vemos pequenos contratempos como problemas enormes e desanimamos diante das circunstâncias. Ex: Profeta Elias

II. Perda da visão. Ao iniciarmos alguma coisa, especialmente aquilo que julgamos ser para Deus, começamos geralmente com um alvo estabelecido, uma expectativa de onde queremos chegar e do que queremos fazer. No decorrer do tempo e em contato com os obstáculos e dificuldades, é possível que percamos de vista este alvo. Quando perdemos a visão daquilo que estamos fazendo, do porque estamos fazendo e para quem estamos fazendo, as coisas tornam-se muito difíceis e o desanimo vem solapando todo o nosso vigor. 

III. Insegurança. Refiro-me não apenas ao sentimento de vulnerabilidade e a sensação de ameaça a integridade física, mas também aos momentos em que sentimos que o nosso chão desapareceu. Ex: perda do emprego, problemas na família, morte de um ente querido, traumas dos mais diversos ocorridos em nossa vida. Enfim, fatores que fazem com que nos sintamos ameaçados e consequentemente inseguros.

IV. Incredulidade - Perda da confiança. Existem também aqueles que já passaram por tantas experiências amargas e que marcaram consideravelmente as suas vidas, que não conseguem mais ter confiança naquilo que estão fazendo e o que é pior perderam a confiança em Deus. A falta de confiança em Deus é incredulidade. É pecado e também gera desanimo. As duas gerações que mais viram milagres foram as gerações de Israel e de Jesus. No entanto, foram as mais incrédulas.

2. Para vencer o desânimo

Para vencermos o desânimo é necessário que superemos estas causas que muitas vezes se arremetem contra nós.
I. Descansando.
Vitor Hugo aconselhou: "Quando você tiver terminado todo o seu trabalho vá dormir. Deus está acordado!"

II. Recuperando a visão.
"olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hebreus 12.2

Ceifeiros da seara santa, Quão poucos fracos sois, Mas forte é Cristo vosso Mestre, Avante, avante pois ... Se temos tão insigne Mestre porque desanimar??

III. Superando a insegurança.
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Salmos 121.1-2

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46.1

 IV. Recuperando a confiança.

Os que confiam no Senhor, renovados serão, crescerão em vigor, subirão até as alturas... "mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40.31

Jesus diz: "Se creres verás a glória de Deus"

Como vimos o desânimo é um mal tremendo que nos acomete. Em tudo aquilo que formos fazer com certeza em certo momento sentiremos desânimo. Mas não devemos desanimar, nem desistir, antes buscar em Deus a força necessária para eliminarmos as causas do desanimo e vencê-lo no poder do Senhor em nossas vidas.

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, senão desfalecermos."Gálatas 6.9
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão."1Coríntios 15.58
Que Ele nos abençoe!!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RECEITA PARA A VIRADA DO ANO


RECEITA PARA A VIRADA DO ANO
Salmo 128
Estava assistindo a uma reportagem que falava sobre o final do ano e como as pessoas podem se preparar para atraírem boas vibrações para 2012 usando algumas receitas infalíveis. Uma destas receitas é através das flores.
A reportagem entrevistou alguns floristas especialistas nos mais diversos tipos de flores e estavam dizendo a respeito de cada flor e a cor de cada uma delas. Eles diziam assim: Se você quer atrair paz e alegria, deve enfeitar a festa do réveillon com a flor de tal cor; se você deseja atrair amor e prosperidade, você deve usar as flores dessa e daquela cor; e assim por diante.
Fiquei pensando não apenas no que estava sendo dito como também no que estava sendo prometido a cada um que usasse determinado tipo e cor de flor.
Na verdade, tudo estava relacionado com as buscas de todo o ser humano. Paz, alegria, satisfação, prosperidade, amor, enfim, tudo relacionado com uma das maiores buscas do ser humano: a tão sonhada, buscada, aguardada, FELICIDADE!
Creio que é esse bem-estar, esse contentamento que o ser humano busca. Alguns o buscam no dinheiro, outros o buscam no prazer, ainda outros em diversos lugares, pessoas, experiências, religiões etc.
Principalmente, nessa época do ano, não faltam receitas para que as pessoas saciem as suas necessidades de paz, alegria e, quem sabe, enfim encontrem a tão sonhada e almejada felicidade no próximo ano.
No entanto, quando olhamos para a realidade, percebemos que não é bem assim. Não é como as receitas milagrosas prometem. A felicidade não depende da cor da roupa que usamos na virada do ano. Não está ligada ao tipo ou cor da flor com que enfeitamos a casa para passarmos o réveillon.
Existem inúmeras pessoas que farão tudo isto ou que já fizeram em anos passados e continuam e continuarão a buscar a felicidade e ainda por cima sem sucesso, a não ser que busquem na fonte certa.
A bíblia também fala de uma receita para a felicidade. Mas ao contrário das outras receitas, esta sim é infalível, pois não partiu de nenhuma mente humana, mas do próprio coração de Deus para cada um de nós.
O salmo 128 começa falando sobre a felicidade como conseqüência do temor do Senhor e da obediência aos mandamentos de Deus. Ele diz o seguinte em relação ao homem que teme ao Senhor: "(...) feliz serás e tudo te irá bem. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor." (Salmo 128.2 e 4).
Você quer realmente encontrar a felicidade? Tema ao Senhor e ande nos seus caminhos! Temer a Deus: é colocar a vontade do Senhor acima da nossa. É buscar fazer sempre a sua vontade a qualquer preço sem se importar com as conseqüências. Andar nos seus caminhos: é viver uma vida de obediência e submissão à Palavra de Deus.

A receita da verdadeira felicidade está em temer a Deus e obedecê-lo.

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!" Salmos 128:1

Tenha um 2012 abençoadíssimo no temor do Senhor!!

UM PEDIDO INIGUALÁVEL PARA UMA JORNADA SEM IGUAL

Passamos recentemente pelo réveillon. Época em que quase todos fazem os seus votos, promessas, traçam seus objetivos para o próximo ano. Quase sempre colocamos diante de nós as nossas necessidades e aquilo que gostaríamos de receber/ganhar. Colocamos as coisas que consideramos indispensáveis para a nossa caminhada.
Se você fosse pedir algo, o que pediria? Se você considerasse algo essencial para uma caminhada bem-sucedida em 2012, o que você pediria?

UM PEDIDO INIGUALÁVEL PARA UMA JORNADA SEM IGUAL
A necessidade mais premente para uma caminhada vitoriosa em 2012. O que todos nós precisamos não se encontra em livros, universidades, no Google, mas na pessoa do nosso Deus.
A Bíblia conta a história de um homem em que Deus veio ao seu encontro e lhe disse que ele poderia pedir o que quisesse. Ele poderia ter pedido riquezas, sucesso, longevidade, a morte de seus inimigos... No entanto, este homem pediu apenas uma coisa: SABEDORIA.
Salomão pediu e recebeu uma dádiva inigualável e teve uma jornada singular pela vida. Ele tornou-se o homem mais sábio de todos os tempos.
Tiago diz que se alguém necessita de sabedoria peça a Deus que a todos liberalmente. O livro de provérbios nos convida a buscar insistente e diligentemente a sabedoria.
A sabedoria verdadeira não é adquirida nas escolas, nas bibliotecas, nos livros, nas universidades. A sabedoria verdadeira não é um software, um hardware, um programa de computador, uma informação encontrada na internet. Não é algo que você acha no Google. Mas a palavra de Deus que é onde também podemos encontrar a verdadeira sabedoria nos diz que ela vem do alto, ela vem de Deus.
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5


EM BUSCA DA VERDADEIRA SABEDORIA

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." Pv 1.7

Como conseguí-la? Como obter esta sabedoria verdadeira para nossas vidas?
1.    Pedindo a Deus sabedoria


"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;"
Pv. 2.6


2.    Buscando insistentemente a sabedoria
"O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento" Pv. 4.7
"Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma." Pv. 2.4,5,10
3.    Dando o valor devido a sabedoria
"Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Pv 8.11
Com esta sabedoria poderá:
- O pai de família, ter condições de liderar a sua esposa, educar seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor;
- A esposa, ser submissa ao marido dando-lhe o respeito e honra devidas, auxiliando-o em todas as coisas, e sendo uma excelente dona de casa;
- A mãe, poderá ser uma fonte de amor e carinho para seus filhos criando-os e ensinando-os no caminho em que devem andar, para que quando forem velhos não se desviem dele;
- Os pais, amarão e educarão seus filhos com todo amor, disciplinando e amando sem provocá-los a ira;
 - Os filhos, poderão respeitar seus pais sendo-lhes obedientes e honrando-os para que desfrutem da benção de uma vida longeva;
- O estudante, poderá ser aplicado aos seus estudos, esmerando-se naquilo que faz tornando-se mais tarde um profissional exemplar e uma benção para a sociedade;
- O funcionário, poderá servir a empresa ou ao patrão como se servisse ao Senhor, não à vista como que para agradar a homens mas de coração agradando a Deus e dando testemunho da verdade;
- O homem e a mulher de Deus, poderão conduzir-se de maneira a ser um testemunho vivo para a sociedade da verdadeira transformação que o evangelho pode fazer no ser humano;
- O chefe, patrão, poderá administrar bem os seus negócios pagando aquilo que é justo aos seus empregados, e não explorando os seus subordinados mas dando a estes o que lhes é devido, despertando assim temor do Senhor e admiração;
- A criança, poderá ser uma fonte de alegria e vigor no lar, na escola, na igreja, aprendendo com alegria o caminho do Senhor e crescendo em graça e conhecimento do Senhor Jesus Cristo;
A sabedoria é o melhor pedido e uma das melhores dádivas que podemos receber de Deus.
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: