sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

VENCENDO A AMARGURA

VENCENDO A AMARGURA
"Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia." Efésios 4.31
"atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; Hebreus 12.15

 
O que fazer com situações em nossa casa ou conosco que fogem do nosso controle e nos causam extrema amargura? Situações em que nós até tentamos resolver mas muitas vezes acabam se complicando e não há nada mais que possamos fazer? O que fazer quando algo acontece e não temos poder algum para mudar a situação que nos causa tanto desgosto?
Exemplos:
- Filhos rebeldes que já são maiores de idade ou já tem uma certa idade e teimam em fazer coisas erradas.
- Problemas familiares que enfrentamos e não temos como resolvê-los.
- Provações, tribulações, enfermidades, coisas que perduram a tempos e vão se estendendo no decorrer de anos.
Há uma planta que pensava chamar-se 'tiririca' mas na verdade ela chama-se 'cabelo de anjo'. Ela tem esse nome porque ela se parece com mechas de cabelo e é toda amarela. Esta planta tem a característica de sugar a vitalidade de outra planta. Ela é como uma sanguessuga e é atirada em cima de outras plantas. Ela suga de tal forma a vitalidade da outra planta que em pouco tempo a planta morre. Penso que o nome dessa planta terrível não deveria ser cabelo de anjo mas cabelo do capeta.
Mas existe algo que atua de maneira semelhante ao cabelo de anjo e que é extremamente prejudicial a nossa vida. Isto a que me refiro pode acabar conosco em pouco tempo, pois também suga a nossa vitalidade e todo o nosso vigor, seja ele físico, emocional ou até mesmo, e principalmente, espiritual. O nome desse mal é: Amargura.

Vamos meditar um pouco sobre o que vem a ser este mal, como ele ocorre, seus efeitos, como podemos fazer para evitá-lo e se, porventura, temos vivido amargurados o que devemos fazer para sair disso.
1. O que é Amargura?
A amargura é definida pelo dicionário como: tristeza, pena, angústia, aflição: curtir a amargura.
Acerbidade (rigor, aspereza), acrimônia (aspereza), azedume: criticou com amargura.
2. Como se dá? Que efeitos?
Geralmente a amargura ocorre e perdura em nós, quando não tratamos coisas que precisavam ser tratadas em nosso interior. Ela pode se dar devido a nossa fraqueza em perdoar, pode se dar em nossa dificuldade em compreender e aceitar a vontade de Deus ou em até mesmo na nossa deficiência em nos humilhar seja diante de Deus ou diante do próximo.
Seus efeitos são extremamente danosos com conseqüências desastrosas, tanto para quem se encontra amargurado como para quem convive com a pessoa. São problemas de relacionamento, quebra da comunhão, enfraquecimento espiritual e esfriamento na fé.

A amargura geralmente é ocasionada por situações alheias a nossa vontade. Pode se dar devido a pessoas com quem nos relacionamos, situações que estão fora do nosso controle e fora de nossa alçada. Vamos verificar que ninguém está isento totalmente da amargura. Haverá situações em nossa vida que criarão profundos desgostos e amarguras em nosso coração, mas a grande questão é: o que faremos diante disso?
É a nossa atitude com relação a amargura que determinará como nossa vida prosseguirá dali para frente.
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que passaram por situações de amargura. Algumas causadas diretamente nos seus relacionamentos com outras pessoas do seu convívio, outras por situações inusitadas que ocorreram em sua vida, ainda outras por propósitos e desígnios nítidos de Deus acontecendo com cada uma delas.
Alguns exemplos:
- Isaque e Rebeca. Grande amargura por causa das esposas tomadas por seu filho Esaú.
Gênesis 26.25 – "Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca."
As esposas que Esaú tomou para si foram grande fonte de amargura para Isaque e Rebeca. Aqui está um exemplo de circunstâncias alheias a nossa vontade que podem gerar amargura em nossos corações. Parece ser uma situação em que não há nada a ser feito.
O problema não está propriamente em ficar amargurado, mas o que fazemos a partir do momento em que percebemos que a amargura está se instalando em nosso coração.
- Ana porque não tinha filhos e era excessivamente provocada por sua rival Penina.
1 Samuel 1.10 – "levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente."
Aqui temos o exemplo de uma atitude positiva diante da amargura. Ana mesmo estando amargurada em sua alma, resolveu orar ao Senhor e na presença do Senhor apresentou a sua amargura derramando perante Ele as suas lágrimas.
- Alguém que passou por um grande sofrimento.
3.20 – "Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo,"

7.11 –  "Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma."

9.18 – "Não me permite respirar; antes, me farta de amarguras."

10.1 – "A minha alma tem tédio à minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei com amargura da minha alma."

21.25 – "Outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem."
Jó. O propósito de Deus era usá-lo para que o seu nome fosse glorificado e o próprio Jó fosse também tratado e aperfeiçoado.
Nestes versículos, podemos acompanhar a trajetória da amargura de Jó. Muito embora, ele não compreendesse o que esta acontecendo com ele, sua atitude é de submissão e humilhação perante a face de Deus.
Muito embora ele destile uma grande amargura por aquilo que lhe estava acontecendo, ele tem a atitude de voltar-se submisso e humilde perante Deus, o que faz com que seu coração seja apaziguado e a sua amargura fosse sendo desfeita.
Estes são alguns dos inúmeros exemplos de pessoas que passaram por situações que os deixaram amargurados. E mesmo não tendo muita coisa que fazer, nos mostram algumas pistas de que caminho seguir para lidarmos com a amargura que muitas vezes deseja invadir o nosso coração e a nossa alma.
3. Como evitar? Como sair depois que entrou?
Diz o ditado: "Melhor prevenir do que remediar"
Para aqueles que se encontram enfrentando problemas de atritos e relacionamento, o melhor é procurar resolver a questão. Para aqueles que se encontram enfrentando dificuldades em aceitar a vontade de Deus, o melhor é submeter-se ao Senhor. Para aqueles que encontram-se cheios de si, o melhor é se esvaziar e humilhar-se diante de Deus.
O caminho tanto para quem entrou como para quem deseja evitar a amargura é o mesmo. É o caminho do perdão ao próximo, da submissão a Deus e da humilhação.
Exemplos do que fazer:
1Samuel 22.2 "Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens."
Os homens que se encontravam amargurados de espírito, juntaram-se a Davi quando este se refugiava de Saul na caverna de Adulão. Davi pastoreou estes homens amargurados e apascentou-os...
1Samuel 30.6 – "Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus."

Quando as mulheres e os filhos dos moradores da cidade de Ziclaque foram raptados pelos amalequitas, Davi ficou angustiado porém o povo ficou amargurado e falava de apedrejá-lo. O que impediu Davi de ficar amargurado foi a sua atitude de reanimar-se no Senhor.

Salmos 69.29 – "Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio."

O salmista é outro que embora extremamente amargurado, busca em Deus uma solução para sua amargura e nEle o seu socorro e refúgio. O salmista reconhece a grande dor causada em seu coração pela amargura e clama pela ação Divina em sua vida.


No comentário sobre o livro dos Salmos de Charles Spurgeon, lemos o seguinte sobre este versículo a respeito da amargura ocasionada pelas aflições: "Nossas aflições são como água (...) Devem ficar fora do coração. (...) Há vazamentos que os permitem entrar (...) quando o porão está enchendo (...) acione as bombas e grite por socorro".


2Reis 4.27 – "Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para arrancá-la; mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o SENHOR mo encobriu e não mo manifestou."
A sunamita estava amargurada pela morte de seu filho. Ela procurou o profeta Eliseu pois muito embora o sentimento que havia em seu coração era culpá-lo pela dor que ela estava sentindo, no fundo ela tinha uma esperança de que o homem de Deus poderia ajudá-la. E ele a ajudou. Assim também nós, quando nos sentimos ameaçados e rodeados pela amargura, ainda que contrariados pelos nossos sentimentos emoções podemos ir até Deus, pois nEle há esperança para nós.
Em resumo:
Como vimos a amargura é um mal terrível e extremamente prejudicial. Tanto para quem a carrega como para aqueles com quem convivemos. Tal qual como uma erva daninha, a amargura tem a capacidade de roubar a nossa vitalidade, seja ela física, emocional ou espiritual.
Ninguém está isento ou livre de passar pela amargura. A grande questão é: o que vamos fazer para lidar com a amargura. Com base nos exemplos de pessoas que enfrentaram a amargura vamos pontuar algumas coisas necessárias para vencermos a amargura.
1.      Deixar que o seu coração seja apascentado quando encontrar-se amargurado.
2.      Buscar reanimar-se em Deus.
3.      Colocar diante do Senhor a sua amargura.
4.      Buscar perdoar e por perdão.
5.      Submissão a vontade de Deus.
6.      Atitude de humildade diante de Deus e do próximo.

Somente em Deus, buscando estas atitudes é que poderemos fazer uma capina perfeita nas raízes de amargura que possam brotar em nossos corações. Deus nos abençoe!!

CARNAVAL?! FUJA DO PECADO!

CARNAVAL?! FUJA DO PECADO!

Infelizmente, mais uma vez, estamos nos dias do famigerado carnaval. O carnaval nada mais é do que a festa da carne. Instituída em nossa cultura, essa tradição diabólica, é o tempo reservado no ano para, talvez, a maior concentração e manifestação de carnalidade e desejos pecaminosos que desagradam a Deus.
O carnaval é responsável por um retrocesso de proporções inimagináveis na vida de nossa nação. Se por um lado, há o interesse financeiro da mídia, das grandes empresas de bebida, daqueles que conseguem lucros exorbitantes nesse período do ano, das autoridades e governantes, há, por outro, as estatísticas lamentáveis desses 4 dias (ou mais) de folia. São eles: poluição do meio ambiente, poluição sonora, maior incidência na transmissão de doenças venéreas, aumento do número de gravidez indesejada, consumo excessivo de bebidas e drogas, acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais, enfim, poderíamos elencar uma série enorme de ocorrências que se constituem num problema social gravíssimo.
Como se não bastasse tudo isto, há também, ainda, as conseqüências espirituais para quem participa dessa festa patrocinada e apoiada por Satanás. A palavra de Deus nos exorta a não satisfazermos os desejos da nossa carne. Aliás, o verdadeiro filho de Deus, nascido de novo, consequentemente apresentará o desejo pelas coisas de Deus. A maneira de não satisfazermos os desejos da carne é andando no Espírito. Somente uma vida completamente entregue ao domínio do Espírito Santo pode vencer as paixões e desejos carnais de nossa natureza pecaminosa.
Quando nossa vida está rendida ao controle do Espírito e submissa à sua direção, certamente temos condições de agradar a Deus fugindo do pecado. O que nós, como igreja do Senhor, podemos fazer com relação à festa da carne?
1. É óbvio, não nos envolvermos com tamanha carnalidade e pecado, buscando andar em Espírito.
2. Orar por aqueles que participam para que Deus lhes abra os olhos.
3. Na medida do possível falar do amor de Deus, que rejeita o pecado mas está pronto a acolher o pecador que se achega a Ele arrependido.
Assim, estaremos sendo instrumento do Senhor para proclamarmos a boa nova a este mundo corrompido e perdido nas trevas do pecado.

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne." Gálatas 5.16

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EXPERIMENTANDO A VONTADE DEUS

 EXPERIMENTANDO A VONTADE DEUS
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.1-2

Somos do Senhor. Fomos criados por ele e redimidos por ele. Somos dele por direito de criação e direito de redenção. Assim, por pertencermos ao Senhor somos convidados a buscar a vontade de Deus e experimentá-la em nossas vidas, comprovando o quão boa, perfeita e agradável ela é.
Ainda que não entendamos o agir de Deus e os caminhos pelos quais somos levados a percorrer, a Sua vontade para nós será sempre a melhor opção e o caminho mais seguro, seja nesta vida ou na que esta por vir. Mas para que experimentemos esta vontade que é boa, perfeita e agradável é necessário que aceitemos o convite da palavra.
Quando lemos a carta de Paulo aos Romanos, podemos perceber que do capítulo 1º até o 11º, o apóstolo tratou acerca da verdade cristã, ou seja, as doutrinas. Agora, a partir do capítulo 12, ele começa a parte prática. Ele fala da vida cristã, das conseqüências de se conhecer a verdade cristã.
Somos convidados a apresentar na prática tudo aquilo que sabemos referente a verdade cristã na forma de consagração e serviço a Deus.   Nos versículos 1 e 2, do capítulo 12, Paulo se dedica a falar de como é uma vida dependente da graça de Deus na prática e as atitudes que somos chamados a ter para atendermos ao convite do Senhor e assim provarmos a Sua vontade.
Quais são as atitudes que somos chamados a ter se de fato temos sido alcançados pela graça Deus?
1ª ATITUDE: OFERECER A TOTALIDADE DA NOSSA VIDA PARA O SERVIÇO DO REINO.
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." V.1
O que significa apresentar os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus?
Ao usar a palavra "corpo" Paulo refere-se a totalidade do nosso ser. Isto é, toda a nossa vida. Ao falar sobre sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, Paulo refere-se ao serviço que devemos prestar a Deus com toda a nossa vida.
"Mais que uma canção eu te darei. Pois apenas uma canção não é o que queres de mim. Queres meu coração."
O culto que realmente adora a Deus, não se restringe aos períodos que passamos na igreja, mas a todos os momentos da nossa vida, quando somos chamados a glorificar a Deus.
São todas as nossas atitudes e atos em louvor e adoração a Deus, culto que fazemos com a razão, com a emoção, com a vontade e com tudo o que somos.
Assim  somos chamados a apresentar a totalidade da nossa vida para o serviço do reino. Não existe meio termo. Não existe meio culto. Somos chamados a servir a Deus com todo o nosso ser. Este é o culto e a adoração que agrada a Deus e que Ele deseja.
Isto também é uma atitude de obediência. "Os sacrifícios de animais, oferecidos numa época anterior, tornaram-se obsoletos graças à oferta que Cristo fez por si mesmo. Mas sempre há lugar para o serviço divino prestado por corações obedientes. O serviço prestado por vidas obedientes é a única resposta razoável ou lógica à graça de Deus."
Um sacrifício vivo do corpo do crente, empregado sempre em atividades segundo a vontade de Deus.
Como podemos prestar culto a Deus com a nossa vida? Quais são aquelas atividades ou atitudes que devemos evitar e que não glorificam a Deus? Existe algo que estejamos fazendo e deveríamos deixar de fazer, ou quem sabe algo que não estejamos fazendo e deveríamos para que o Senhor fosse glorificado?
Exemplos de atitudes de oferecimento de nossas vidas como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus como culto racional: Ler a bíblia, orar, vir a igreja, cuidado com a religiosidade, com o legalismo, falar de Jesus a quem está ao nosso lado, estender a mão ao necessitado...

2ª ATITUDE: REJEITAR TODO MODELO CONTRÁRIO AO PADRÃO DE DEUS PARA NÓS.
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente," v.2

O que significa não nos conformarmos com este século?
Conformar quer dizer assumir a forma de alguma coisa. Quando Paulo diz para não nos conformamos com este século, ele está dizendo para não adotarmos os padrões, modelos e estilos que este mundo determina e adota.
Em nossos dias, temos visto muitos comportamentos que as pessoas, até mesmo crentes tem dito, é normal. Mas não podemos aceitar tal afirmação como verdadeira. Inúmeros padrões de comportamento, estilos de vida que temos visto e tem sido dito serem normais, não o são. Na verdade, são comuns, normal é o padrão que Deus estabeleceu para nós.
Somos chamados a rejeitar todo modelo de vida contrário ao padrão de Deus para nós.
O que significa transformar-se pela renovação da nossa mente?
O cristão verdadeiro, aquele que já teve um encontro genuíno com Cristo, que já teve contato com a graça de Deus, este se encontra em constante transformação. Ele foi transformado por ocasião do seu encontro com Cristo, e continua a ser transformado pela graça do Senhor. E as ferramentas que o Senhor usa para completar esta transformação são: a palavra de Deus e a atuação do Espírito Santo em contato com a vida do pecador.
Quando fechamos a nossa mente para os padrões mundanos e abrimo-la para a palavra de Deus, passamos a provar e a experimentar nítida e visivelmente a transformação que Deus tem para nós. Começando pela renovação da nossa mente.
Muitos paradigmas que temos são quebrados e a nossa mente é renovada pelo Senhor.
Certa vez, assisti na internet um vídeo contendo o testemunho de uma menina que tem uma doença rara. Bolhas que estouram por todo o seu corpo. Ela não fica se lamentando mas abriu sua casa para pregar a palavra de Deus. Quando olhei alguns comentários no site a respeito do vídeo, um me chamou a atenção. Alguém criticava o vídeo dizendo que aquilo não era um testemunho e sim um 'tristemunho' (sic), e no comentário a pessoa mandava que a garota fosse até uma certa denominação, dita evangélica, para receber a cura pelas mãos de um suposto servo de Deus, um tal apóstolo.
Certamente, uma pessoa que escreveu algo assim esta presa ao paradigma da confissão positiva. Assim como este cidadão, existe muita gente boa, muitos crentes, presos a diversos paradigmas. Pensamentos, estilos de vida, coisas que podem até não ser pecado, mas, no mínimo, os tem impedido de provar a vontade de Deus.
É necessário que estes sejam transformados pela renovação da sua mente. Que nós busquemos a cada dia ter a mente de Cristo, pois somente assim provaremos a transformação que nos enquadrará na Santa vontade de Deus para nós. 
Como? Confrontando a nossa vontade, mentalidade, pensamentos, estilos de vida, paradigmas com a palavra de Deus.

Por fim, A CONSEQUENCIA DESTAS ATITUDES: EXPERIMENTARMOS A VONTADE DE DEUS.
"para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." v.2
Somos convidados através destas atitudes como conseqüência,  experimentarmos a vontade de Deus para nossas vidas.
O que significa experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós?
Quando apresentamos a totalidade da nossa vida em adoração a Deus e buscamos uma vida de conformidade com o padrão de Deus, inevitavelmente, experimentaremos a vontade do Senhor para nossas vidas. Esta vontade é descrita como sendo boa, perfeita e agradável.
Quando buscamos ter a nossa mente renovada pela palavra de Deus, andamos de acordo com aquilo que Ele deseja, a conseqüência inevitável é experimentarmos os efeitos de sua vontade para conosco.
Não existe satisfação maior do que uma vida que se encontra no centro da vontade de Deus. Quando entendemos o propósito de Deus para nós e nos enquadramos em seu querer, experimentamos o quão boa, perfeita e agradável é esta vontade.

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: