domingo, 29 de abril de 2012

A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

EVANGELIZAR É PRECISO!

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28.19-20



O tema: Evangelizar é preciso! é referente a um congresso que será realizado pela APECOM (Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação) para falar e desafiar a igreja para a necessidade da pregação do evangelho.

Quando olhamos para estas palavras, percebemos aqui a ordem clara de Jesus a cada um de nós.

Como Igreja do Senhor Jesus, temos o desafio de dar prosseguimento a tarefa de evangelizar e discipular.

Dwight Moody disse: "Alguém não envolvido com evangelismo e discipulado é como um bombeiro que corre para um prédio em chamas apenas para ajeitar o quadro na parede".

À luz desta grande necessidade e das ordens de nosso Mestre, façamos algumas considerações:



              - É NECESSÁRIO QUE SE PREGUE O EVANGELHO.

As pessoas perdidas precisam ouvir a boa nova para terem a chance de arrependerem-se de seus pecados e crer em Jesus.

Pregar o evangelho é um ato de amor a Deus e ao próximo, e também um ato de obediência a Jesus.

- É URGENTE QUE SE PREGUE O EVANGELHO.
Uma das grandes objeções e talvez explicações ao porque muitas vezes encontramo-nos acomodados e não pregamos o evangelho seja a doutrina da eleição e predestinação.

Muitos pensam: "as pessoas serão salvas mesmo, então não precisamos ter pressa em pregar.". Contudo, é preciso que se diga que para alguém que é um eleito de Deus encontrar-se com a salvação é necessário que ele creia em Jesus. O meio para isso é a pregação do evangelho. O veículo para esta pregação somos nós.

- É CAPACITADOS POR DEUS QUE PODEMOS PREGAR O EVANGELHO.

Deus não apenas nos manda em uma tarefa, mas nos dá as ferramentas de que tanto precisamos para que demos conta do recado.
O Espírito Santo nos capacita a sermos testemunhas do Senhor Jesus. A presença de Jesus constante conosco nos estimula a abrir a nossa boca e ensinar a outros as verdades de Deus que dEle mesmo temos aprendido ...

"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Atos 1.8

Jesus fala sobre a vinda do Espírito Santo e que o Ele faria pelos discípulos. O Espírito Santo concederia através de sua presença com e nos discípulos o poder para que estes testemunhassem de Jesus.
Este testemunho englobaria todo o contexto local (cidade), todo o seu próprio povo (nação), outros povos e etnias (Samaria), e por fim os lugares mais afastados e longínquos da terra (confins).

O elemento decisivo para que testemunhemos é o poder concedido pela presença do Espírito Santo. O propósito desse poder conferido não é outro senão testemunhar a respeito da pessoa de Cristo e sua obra em nossa vida.
Qualquer outro emprego para este poder encontra-se fora dos propósitos de Deus. Fora dos planos do Senhor, este poder não irá agir em nossas vidas.
O Espírito não fará e não faz nada que não esteja de acordo com aquilo que está no coração do Pai.

- É PRECISO VIDA DE SANTIFICAÇÃO PARA UM MINISTÉRIO MAIS EFICAZ.

"Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra." 2 Timóteo 2.21


A maior ou menor eficácia do nosso testemunho está ligada a vários fatores, dentre estes, a nossa consagração e santificação pessoal.
Quanto mais buscarmos uma vida de consagração e uma atitude de santificação pessoal, mais aptos estaremos a sermos usados por Deus e de modo mais eficaz.

O que queremos dizer com isso não é que precisamos ser perfeitos para pregar o evangelho, mas enfatizar a nossa responsabilidade em buscar a santificação e que poderemos ser muito mais usados por Deus quanto mais nos santificarmos.
Paulo falando a Timóteo diz que se alguém se purificar destes erros, pecados frutos de uma vida ímpia, será utensílio para honra, santificado e útil a Deus. Assim estaremos preparados para toda boa obra.


Por fim,

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28.19-20

Segundo Charles Spurgeon - O que é pregar o evangelho?

I - Pregar o Evangelho é expor cada doutrina presente na Palavra de Deus, e dar a cada verdade sua própria importância.

II - Pregar o Evangelho é exaltar a Jesus Cristo.

A ordem de Jesus é clara para todos os seus discípulos. Devemos ir e fazer discípulos de todas as nações. Estes discípulos devem ser batizados e ensinados a guardar todos os ensinamentos de Jesus.
Embora seja uma tarefa sublime e um privilégio pregar o evangelho, fazer discípulos, não é uma tarefa fácil.
Muitas vezes, podemos considerar uma tarefa extremamente árdua, contudo, há um consolo e uma compensação espetacular. Jesus promete e cumpre dizendo: "Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos".

Temos aqui uma tarefa, suas especificações e uma ferramenta essencial e indispensável que nos impulsiona, motiva, consola, sustenta, dirige, põe em nossa boca o que falar etc e etc... Essa ferramenta é a presença constante de Jesus conosco.

Preguemos o Evangelho, pois Evangelizar é Preciso!

A VARIEDADE DAS OBRAS DE ARTE DE DEUS


A VARIEDADE DAS OBRAS DE ARTE DE DEUS

É com muito prazer e grande alegria que há alguns dias fui compartilhar algo da Palavra de Deus e orar numa ocasião especial: a grata satisfação de presenciar o lançamento de mais um livro da Nair.
A Nair é uma escritora que com muito talento e simplicidade tem conseguido expressar no papel em verso e prosa, as emoções e impressões da vida. Ela consegue com muita beleza e variedade expressar em seus poemas os traços mais profundos das alegrias, tristezas e necessidades humanas.
Ao pensar nos títulos de seus livros "PORTÃO QUEBRADO", "ESBARRANDO" e por fim, "CAMINHO DE VOLTA", fiquei refletindo na variedade e no propósito das obras de Deus em nossa vida. Então, me lembrei deste verso da Palavra de Deus:

"Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas." Salmos 104.24

Este texto bem como todo o salmo 104 nos fala de todas as maravilhas que Deus criou e a variedade de todas essas obras. Assim como toda a criação é uma obra de arte de Deus para que nós admiremos e glorifiquemos o seu nome, o ser humano é a coroa dessa criação. É a obra mais elevada de toda a criação.
O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e, por isso, recebeu do Criador também os seus traços criativos e a capacidade de criar com muita variedade e beleza. Quando pensamos na verdadeira arte e em algumas de suas formas de expressão vemos traços distintos que apontam para o Criador.
Na escrita vemos esta arte divina confiada aos seres humanos. Assim como o criador pelo seu infinito poder esculpiu a beleza de toda criação que vemos, muitos que escrevem têm o dom de moldar e formatar através das palavras, idéias que são e devem ser reflexo da variedade das obras de Deus.
Essas idéias são capazes de nos falar ao coração e acalentar-nos tocando no mais intimo de nossa alma. Não há propósito mais elevado para a nossa existência do que encontrarmo-nos na presença de Deus e dessa presença desfrutarmos.
Para que isso aconteça, Deus, o Pai, o grande e majestoso artista, erigiu a sua mais sublime e elevada obra. A obra de arte que demonstra o seu grande amor por nós, quando Cristo derramou a sua vida na cruz, morrendo em nosso lugar.
A arte que desenvolvemos e que nos foi dada por Deus serve ao propósito de nos apontar, nos mostrar pistas de quem é o Criador, de quem nós somos e do que podemos ser quando estamos unidos a Ele, pela morte de Jesus e com Jesus.

Eis a variedade das obras de Deus: Desde a criação, passando pela concessão a nós do seu poder criativo, até a redenção em Cristo Jesus, o Pai faz tudo para estampar em nós e de nós fazer também mais uma vez a sua grande obra de arte.

A leitura nos chama a atenção para a variedade das obras de Deus e o que elas querem nos mostrar...
Que as necessidades, emoções, lembranças e toda beleza poética expressada em mais esta obra sirvam para nos lembrar do Criador que faz tudo com variedade e perfeição e nos mostra o que devemos fazer para preencher plenamente a nossa alma.

Ainda que para termos comunhão plena com Deus o acesso estivesse como um "PORTÃO QUEBRADO", percebemos que o ser humano vai ao longo de sua jornada pela vida "ESBARRANDO" nas variedades das obras de Deus. Estas têm como finalidade apontar-lhe que somente em Cristo é que o ser humano pode aconchegar-se nos braços do Criador fazendo assim o "CAMINHO DE VOLTA".
Deus abençoe grandemente a todos e... Parabéns, Nair, por mais uma obra.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A VITÓRIA DA FÉ EM CRISTO

A VITÓRIA DA FÉ EM CRISTO
"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou."
Romanos 8.37

Jesus Cristo já venceu na cruz do calvário e triunfou gloriosamente em sua ressurreição. Ele é quem tem dito a todos os seus discípulos no decorrer das eras: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16.33).
É curioso o fato de Jesus dizer que as coisas ditas a seus discípulos eram para que tivessem paz e depois acrescentar que no mundo teriam aflições. Parece até ser um tipo de contradição, como quem diz: "Olha eu vou falar algo pra você para que você fique em paz. No mundo você vai ter aflições, mas fique animado". Contudo, Jesus ao final deixa claro o porquê devemos ter bom ânimo: "eu venci o mundo". Ele venceu o mundo e, se ele venceu, não quer dizer que nós venceremos como muitos têm afirmado, mas, sim, que nós também vencemos.
Como a palavra nos afirma, mesmo diante de tantas lutas, tantas adversidades, tantas aflições,  "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores,". Alguém mais que vencedor não é alguém isento de lutas. Não se trata de alguém que não passa por batalhas e aflições como passamos todos os dias. Mas alguém mais que vencedor é aquele que se encontra firmado, alicerçado, naquele "que nos amou". E uma vez em Cristo, somos capacitados por Ele e pelas suas orientações a manifestarmos a vitória dEle por meio de nós no mundo.
Por isso, que ao passarmos pelas provações e aflições as quais Jesus já nos advertiu, e que Ele também passou, lembremos de que em Cristo somos mais que vencedores, assim como Ele já venceu o mundo, nós também já vencemos. Que estejamos nEle e ouçamos suas orientações para que a Sua vitória manifeste-se através de nossas vidas para a glória do Deus Santo, Eterno e Todo-Poderoso!
Para cada área de nossa vida, para cada situação que estejamos vivendo, sofrendo e enfrentando, a palavra de Deus tem orientações para que manifestemos a vitória de Cristo em cada uma delas. É preciso que nós prossigamos em conhecer a Jesus e a sua palavra.
"antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (2Pedro 3.18)
Somente através de um crescimento sadio e genuíno na graça e no conhecimento de Jesus é que estaremos prontos a em qualquer situação manifestarmos a Sua vitória.
"Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento." (2Coríntios 2.14)
Uma vida cheia do conhecimento de Cristo e de sua graça além de ser conduzida em triunfo pelo próprio Deus, manifesta a vitória de Jesus como um aroma suave em todo ambiente em que se encontra. Tal como o exalar agradável de um bom perfume que inebria e aguça o olfato dos que com ele tem contato, assim é a vida dos que de posse do conhecimento de Cristo manifestam o triunfo do Senhor.
O desejo do meu coração em Deus é que você que lê estas palavras possa ser tomado pelo fascínio da pessoa e do conhecimento de Cristo e que através das meditações que apresento aqui, possa manifestar através de sua vida a vitória de Cristo. Vitória não apenas nas áreas que estamos abordando, mas em todo o momento, em todos os lugares, durante toda a sua existência, até aquele grande e glorioso dia.
O dia em que Deus irá completar esta obra extraordinária que Ele tem começado em nós. Obra que foi projetada, decretada e consumada na eternidade, mas que vai se manifestando e sendo executada em nossas vidas dia após dia, até aquele Dia.
"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1.6
 E se, porventura, você ainda não tenha a manifestação desta obra iniciada em sua vida, que você ouça o chamado de Jesus. Entregue toda a sua vida a Ele, arrependa-se de seus pecados e o confesse como Seu Senhor e Salvador. Além de uma obra extraordinária manifestar-se em sua vida, contará com a manifestação da vitória de Cristo em você e através de você.

É inequívoco que para termos a vitória de Deus no mundo é indispensável, fundamental, extremamente necessário e vital que estejamos em Cristo. Somente uma vida totalmente entregue a Cristo, dependente dEle e que busca conhecer e crescer em Sua graça e conhecimento é que pode manifestar no mundo a vitória dEle.
Por isso, ainda que situações sobrevenham sobre a sua vida, ainda que você esteja vivendo diante de um quadro extremamente terrível e desolador, mantenha ou recupere a sua esperança! Nas palavras de Jesus, "tenha bom ânimo", anime-se!
Cristo já venceu e nós estando nEle, não venceremos... Mas JÁ vencemos! NEle e somente nEle é que poderemos manifestar a vitória de Cristo em nossas vidas. Vitória sobre o desânimo, a amargura, a ansiedade, o conformismo, as tentações do mundo, da carne e do diabo, o comodismo, os pecados da língua, e sobre os ventos de doutrina ou o evangelho réplica, que tem se apresentado de uma forma tão sutil e ao mesmo tempo tão demoníaca em nossos dias.
Não importa o que aconteça, não importa o que se levante contra nós, que nós continuemos avançando, prosseguindo em conhecer a Jesus e a Sua palavra.
Alguém disse: "Se você não poder voar, corra! Se não puder correr, ande! Se não puder andar, rasteje! O que importa é que você continue avançando na direção do Senhor. E assim sua vida mostre ao mundo que você é mais que vencedor naquele que o amou!"

terça-feira, 10 de abril de 2012

Confiança em Deus na adversidade


Confiança em Deus na adversidade
Leia o salmo 3

Até que ponto vai sua confiança em Deus?


Davi teve que fugir do seu próprio palácio devido a estratégia traiçoeira de Absalão. O filho de Davi encontrava-se revoltado com seu pai porque ele não julgou a sua causa nem fez nada em relação à humilhação que Amnom fez a Tamar.
Absalão tramou em seu coração matar seu meio irmão Amnom e assim o fez. Depois de um tempo fugindo de Davi, seu pai, Absalão age de maneira a furtar o coração do povo, fazendo com que ele seja mais admirado do que Davi. Absalão se autoproclamou rei.
E assim, Davi não teve outra opção a não ser fugir. Nessa fuga e diante de tantos fatos terríveis e assustadores é que Davi compõe este salmo afirmando os resultados da confiança verdadeira em Deus.

FATOS:
- Aumento do número de adversários. (V.1)
- Surgimento de um número grande de opositores. (V.1)
- Estes opositores desejam abalar a confiança de Davi dizendo que nem Deus pode livrá-lo ou que Deus não irá salvá-lo. (V.2)

A CONFIANÇA DE DAVI

A despeito dos fatos Davi afirma a sua confiança em Deus (v. 3), pois:

1. O Senhor é sua defesa;
2. O Senhor é a sua glória;
3. O Senhor é o que exalta a sua cabeça.
4. O clamor de Davi a Deus não é em vão (v. 4).

Da mesma forma, para cada um que confia em Deus. Você confia no Senhor? Então saiba que: Deus é o seu escudo para defendê-lo.
Deus é quem sempre será glorificado quando nEle confiamos e ficamos satisfeitos com isso. Deus é quem nos exalta dando a vitória, não dependendo de nada que possamos fazer. O nosso clamor não é em vão, pois clamamos a um Deus Todo-Poderoso que nos ouve e responde.

QUANDO CONFIAMOS EM DEUS:

1. Somos levados a reconhecer o seu sustento em nossa vida.
Davi reconhece o sustento de Deus em sua vida. Ele pode deitar a sua cabeça no travesseiro e adormecer tranquilamente bem como pode acordar, porque Deus o sustenta (v.5).



2. Somos livres dos temores que nos rodeiam e assaltam.
Mesmo diante de fatos tão assustadores, Davi não teme devido a sua confiança em Deus (v. 6). Ainda que venhamos a temer por um momento de fraqueza nosso, confiando no Senhor podemos superar as adversidades, ainda que sejam milhares que tomem posição contra nós de todos os lados.

3. Somos impulsionados a clamar a Deus.
Davi clama a Deus por livramento. Clama para que o Senhor se levante em seu favor e defesa. Assim também a confiança colocada no Senhor nos leva não apenas a clamar, mas a sermos atendidos por Deus (v.7). A verdade é que precisamos clamar a Deus confiando em sua provisão. Clamamos porque nEle confiamos. Quanto mais clamamos mais nEle confiamos.

4. Somos convidados a testemunhar da bondade de Deus na nossa vida.
Davi termina testemunhando e reafirmando a base de sua confiança. Ele declara e reconhece que a salvação é do Senhor e sobre o povo de Deus vai a benção do Senhor (v. 8). Ao confiarmos em Deus seremos transformados em um testemunho vivo da sua bondade. Assim como Davi provou o livramento de Deus em sua vida, ao confiarmos no Senhor não apenas provaremos a Sua Salvação como seremos instrumentos de testemunho desta salvação e benção.

Este salmo é um estímulo a que nós depositemos a nossa confiança unicamente em Deus. Embora sejamos falhos como Davi também era, somos chamados a confiar na misericórdia e na graça de Deus sempre.

Onde você tem colocado a sua confiança? Confiar em Deus não nos isenta de momentos de fraqueza e de dor, mas nos confere os benefícios e resultados de que tanto precisamos em meio às fraquezas e dores que enfrentamos ao longo de nossa jornada pela vida.

Confie no Senhor!

Salmo 3
3.1  SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim.
3.2   São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.
3.3   Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.
3.4   Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde.
3.5   Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta.
3.6   Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.
3.7   Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.
3.8   Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O DESASTRE DA IRREVERÊNCIA PARA COM DEUS



Qual é a sua reação quando você ouve a notícia de um desastre? Como você reage?
Noticiário urgente informa:
Mais de 40 rapazes foram atacados, dilacerados e despedaçados. Testemunhas disseram que a tragédia foi horrível, pois no momento do acontecido puderam ouvir os gritos de socorro e horror dos jovens. Alguém que estava no local disse que ouviu quando o grupo de rapazes começou zombar de um homem de certa idade, proferindo insultos a ele, chamando-o de careca e mandando-o embora!
Esta mesma pessoa, presenciou o momento quando o homem se virou e os amaldiçoou em nome de um Deus que tem sido às vezes reverenciado junto com as demais imagens e ídolos na cidade de Betel. A equipe jornalística procurou o homem, cujas testemunhas dão conta de ser o profeta Eliseu, para nos dar uma entrevista, mas este já se encontrava no monte Carmelo, dirigindo-se para Samaria.

Quero falar de um desastre muito maior do que aqueles que temos visto nos noticiários. Um desastre que não tem sido noticiado nos tele-jornais, nem a Mídia tem falado dele, mas que é muito mais sério e possivelmente seja o causador da maioria dos desastres que temos visto e que tem conseqüências de proporções inimagináveis não apenas para nossas vidas, para os que estão a nossa volta e convivem conosco, não apenas para esta vida como para toda a eternidade.

O DESASTRE DA IRREVERÊNCIA PARA COM DEUS

A ausência do temor de Deus é a causadora de conseqüências desastrosas de proporções inimagináveis na nossa vida.

2REIS 2.23-25 – RAPAZINHOS ZOMBAM DE ELISEU

2.23   Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo!
2.24   Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.
2.25   Dali, foi ele para o monte Carmelo, de onde voltou para Samaria.

Hoje, temos vivido e testemunhado do caos que tem se tornado a nossa sociedade e o mundo em que vivemos. Violência, drogas, roubos, assaltos, assassinatos, corrupção, falta de amor, descaso, desconfiança, o pavor se apoderando de nossas vidas. Temos visto e ouvido de tragédias e desastres. A causa: Total ausência do temor de Deus.
Uma das maiores tragédias que pode ocorrer em nossa vida espiritual é a falta do temor de Deus. A ausência do temor de Deus, dentre os inúmeros desastres que pode ocasionar, provoca falta de reverência a Deus mesmo dentro de sua casa, falta de obediência à Sua Palavra, e omissão dos pais na educação correta de seus filhos. Todas estas falhas oriundas da falta de temor possuem conseqüências gravíssimas e desastrosas para nossas vidas.
A Palavra de Deus diz que: "Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!" Salmo 128.1. Salmo 128.4 - Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! 
 "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." Pv 1.7

·        A cidade não obedecia mais a palavra de Deus.
·        Os jovens não tinham respeito nem reverência para com as coisas de Deus.
·        Os pais ou eram omissos e negligentes ou eram completamente ausentes no papel de educação de seus filhos.
·        Tudo isso como conseqüência da ausência do temor de Deus.

Quando falta o temor de Deus provamos as conseqüências desastrosas:
1.    DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

QUANDO A PALAVRA DE DEUS É NEGLIGENCIADA E DEIXADE DE LADO A REVERÊNCIA FALTA ATÉ MESMO DENTRO DE CASA DE DEUS.
Interessante que este incidente com os moços e Eliseu aconteceu em Betel. Betel significa a casa de Deus, no entanto, a casa de Deus havia se tornado a casa da idolatria.
Segundo vemos em 1Reis 12.25-33, há uns 70 anos antes, Betel havia sido transformada por Jeroboão em centro oficial de idolatria. Quando Deus era cultuado, se é que era, Ele era adorado ao lado de outras imagens e ídolos. Nós sabemos muito bem o que Deus pensa a respeito dos ídolos e de qualquer coisa que coloquemos em seu lugar para adorarmos. Na verdade, tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na adoração, é idolatria e é abominação ao Senhor.
Êxodo 20.3, 4a e 5a – "Não terás outros deuses diante de mim. (...) Não farás para ti imagem de escultura (...) Não as adorarás, nem lhes darás culto (...)"
E esse mesmo erro que aconteceu em Betel, é o que pode acontecer em nossas vidas. Costumamos nos levantar seriamente contra certo segmento denominado cristão, por causa da idolatria que praticam e a veneração de imagens e santos. Certamente essa prática desse segmento é uma prática pecaminosa. É desobediência a palavra de Deus. No entanto, não podemos nos esquecer que estamos sujeitos a este mesmo pecado.
É bem provável que ninguém que se considere um cristão obediente à Palavra, se dobre diante de um ídolo e o adore. Mas se considerarmos que idolatria é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas, podemos questionar: quantas e quantas são as coisas que colocamos no lugar de Deus?
Alguns colocam os bens, como casa, carro, barco, bicicleta. Outros colocam pessoas, vaidades, planos.
O Rev. Hernandes disse o seguinte em sua mensagem "Reforma e Reavivamento":
"Precisamos de uma igreja que pregue somente Cristo. Quantas mensagens que focam os holofotes no ser humano, na grandeza do homem, na importância do homem... Nós estamos vivendo hoje na realidade evangélica brasileira do culto a personalidade. Estamos vivendo hoje a realidade de que pregadores e cantores são tratados como verdadeiros astros de cinema. (...) Estamos vivendo hoje o pecado da tietagem evangélica, na realidade evangélica brasileira. Estamos vendo a realidade de uma igreja que não tributa e não rende toda glória apenas a Deus (...) Toda a glória que não é dada a Deus é vanglória, é glória vazia, na verdade, é idolatria. Nós não podemos aceitar essa realidade num contexto de uma igreja que se chama evangélica."
Outros, sem perceberem colocam-se a si mesmos, seu próprio ego. "Quando o ego não é crucificado, ele é necessariamente adorado"
Paulo disse: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.19b-20a. Esse viver de Cristo em nossas vidas só é possível quando encontrarmo-nos crucificados com Cristo. Só assim podemos viver uma vida de reverência e obediência a palavra de Deus.
Quando falta obediência a palavra de Deus, a reverência a Deus pode faltar mesmo dentro da Sua casa. Quando falta reverência a Deus, a desobediência se fará presente.

2.    OMISSÃO DOS PAIS QUANTO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

A OMISSÃO DOS PAIS QUANTO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS PODE SER CONSCIENTE OU INCONSCIENTE. TANTO DE UM JEITO COMO DE OUTRO, O RESULTADO É DESASTROSO.

Os filhos aprendem mais com o exemplo que vêem do que com as palavras que ouvem de seus pais. Num ambiente como o de Betel, onde a idolatria estava no auge, a prática corrente era fazer aquilo que desagradava a Deus... não havia como os mais jovens não estarem contaminados com tais práticas.
O bosque onde habitavam as ursas era um lugar extremamente perigoso para que jovens estivessem lá. Desacatar e zombar de um profeta de Deus era algo extremamente errado e muito mais perigoso ainda... A pergunta que surge é: onde se encontravam os pais desses jovens que ridicularizavam o profeta Eliseu?
A palavra hebraica para "rapazinhos" é usada para apontar diversas idades, desde crianças até jovens. Provavelmente devia ser um grupo com moços de idades variadas, na média de uns 15 anos. Eles saíram da cidade para zombar de Eliseu.
A expressão "sobe calvo" pode indicar que estavam tirando sarro por ser o profeta idoso, mas a palavra "sobe", em hebraico, significa "ir embora". Eles talvez estivessem dizendo: "Vá embora, seu careca". A palavra "amaldiçoar" significa entre outras coisas "dar desprezo". Eliseu virou o desprezo dirigido a ele para os jovens. O profeta os ignorou.

Onde estavam esses pais? Provavelmente estavam ou observando o ato de seus filhos à entrada da cidade e talvez até achando engraçado e bonitinho ou estavam envolvidos com outros negócios que não conseguiam cuidar devidamente de seus filhos.

Onde nós nos encontramos quando nossos filhos estão em lugares perigosos? Será que nós temos estado ao lado de nossos filhos ou os temos deixado expostos aos perigos do mundo? Perigos de ordem física, psicológica, espiritual?? Qual é o exemplo que temos dado a eles?

A palavra de Deus nos diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pv 22.6

A irreverência para com as coisas de Deus e para com o próprio Deus levou esses pais a serem omissos e negligentes para com a educação de seus filhos. Esses filhos tornaram-se também irreverentes e zombavam do profeta. Como resultado, veio desastre. 42 daqueles rapazes foram dilacerados por duas ursas. Os pais ficaram sem seus filhos que morreram e nada mais puderam fazer. Dor, castigo, sofrimento, desgosto...
Estas são as consequências graves que podem surgir sobre crianças que não são ensinadas a ter limites e educação. Quando falta reverencia a Deus, os pais tornam-se omissos e negligentes na educação dos filhos.

3.    ATRAIR SOBRE SI O JULGAMENTO DE DEUS.

A CONSEQUÊNCIA SERÍSSIMA PARA QUEM BRINCA COM DEUS É ATRAIR SOBRE SI O SEU JULGAMENTO. NÃO SE DEVE ZOMBAR DE DEUS.
Eliseu no papel de profeta de Deus representava o próprio Senhor e a Sua palavra. Ele era alguém escolhido e capacitado por Deus, com porção dobrada do Espírito de Elias, para cumprir e fazer cumprir a vontade de Deus. Quando aqueles rapazes zombam de Eliseu, na verdade, era como se estivesse zombando de Deus.
A palavra é clara em afirmar que com Deus ninguém brinca. Gálatas 6.7 – "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."
De que maneira podemos brincar com Deus? Existe algo que estejamos fazendo que mostra que estamos brincando com Deus?
Creio que quando não levamos as coisas de Deus a sério, estamos brincando com Ele. Quando assumimos compromissos diante de Deus e da igreja, e depois não os cumprimos, estamos brincando com Deus.
Quando não levamos a sério a sua palavra. Quando brincamos com o pecado, quando negligenciamos a vida espiritual, como se estivéssemos de férias de Deus, enfim, existem muitas maneiras pelas quais podemos encontrar-nos brincando com o Senhor. E a exortação para nós é clara, com Deus não se brinca, dele ninguém zomba. O Senhor não se deixa escarnecer.
O quanto é sério e perigoso debochar das coisas de Deus. Aprendemos que com Ele ninguém brinca porque Ele não se deixa escarnecer mas antes ele julga as coisas erradas que fazemos... Quando os 42 rapazes são despedaçados pelas ursas, eles estão provando o julgamento de Deus sobre as suas vidas.

O autor do livro o Temor do Senhor – O segredo para conhecer Deus na intimidade –  relata a experiência de quando veio pregar ao Brasil – a multidão estava reunida como para que assistir a um show. Deus não estava contente com aquela situação. Ele foi levado por Deus a perguntar aos seus ouvintes naquela noite: - Você acha que o Rei dos reis e Senhor dos senhores virá se manifestar em um lugar onde não lhe é dada a devida honra e reverência?

Muitas vezes queremos ver o agir e o mover de Deus, a manifestação de sua santa presença em nossas vidas, mas nada acontece. A causa: ausência do temor e reverência devida ao Senhor. Se porventura, temos estado brincando com Deus, arrependamo-nos e busquemos o seu perdão. Caso, a reverência para com as coisas de Deus e mesmo para com o próprio Deus esteja faltando clamemos a Ele para que nos restaure e assim sejamos poupados de passar por seus juízo em nossas vidas.

A palavra de Deus chama a nossa atenção para que evitemos o maior desastre que pode ocorrer em nossas vidas. A irreverência para com Deus. O que nós vamos fazer daqui pra frente? Qual será a nossa reação diante daquilo que o Senhor nos exorta?

Deus é santo e não tolera que a Sua palavra e obra não sejam levadas a sério. Ele nos chama a uma vida de temor na Sua presença. Quando levamos a Palavra de Deus a sério, a reverência a Deus não falta não Sua casa e nem fora dela. Quando levamos Deus a sério e o reverenciamos, somos livres da possibilidade de atrairmos seu julgamento sobre nossas vidas.

Quando levamos Deus a sério, isto se reflete na educação de nossos filhos. Não quer dizer que teremos filhos extremamente 'santinhos', mas teremos filhos que serão bênçãos nas mãos de Deus. É melhor entregar um filho nas mãos de Deus, do que perdê-lo para o mundo e vê-lo padecer nas mãos de Satanás.

Com as lições que encontramos neste texto, vivamos com todo temor e reverência para com o Senhor, o Santo e Todo-Poderoso Deus! Somente assim encontraremos a real felicidade.

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: