domingo, 13 de maio de 2012

MÃES&FILHOS PARA A GLÓRIA DE DEUS


MÃES&FILHOS PARA A GLÓRIA DE DEUS
Leia 1Samuel 1.11, 19-28; 2.11, 18-21

Estamos comemorando hoje, e de maneira bastante justa, o Dia das Mães. Dia em que nos lembramos das nossas mães e do quanto elas são importantes para nós. (Não que não façamos e não devamos fazer isso nos outros dias do ano).
Alguns que ainda tem as suas mães demonstram através de abraços, beijos, e até um presentinho, o carinho, o amor, a gratidão que sentem por esta pessoa tão especial e importante para nós, chamada: Mamãe!
As crianças, nas escolas, fazem lindas homenagens cantando, dançando, fazendo coreografias, lendo poesias e mostrando com toda a ternura e carinho a alegria de poder desfrutar da doçura e do amor da Mamãe!
A mãe é aquela que luta, trabalha, ora, intercede, ensina, briga, chora, ri, sofre, suporta, enfim, faz tudo e mais um "poucão" "bem grandão assim, ó" pela vida de seus filhos.
O que dizer de uma mãe que ora por seus filhos? O que dizer de uma mãe que consagra os seus filhos ao Senhor? O que dizer de uma mãe que dá todas as condições para que seu filho esteja na presença do Senhor e o sirva?
Com certeza é uma mãe que faz de seu filho um motivo de louvor ao Senhor e glória a Deus. Uma mãe que tem filhos para gloria de Deus! Uma mãe que reconhece O CHAMADO PARA FAZER DOS FILHOS MOTIVOS PARA GLÓRIA DE DEUS.
OS PAIS APRENDEM COM ANA O QUE DEVEM FAZER PARA QUE SEUS FILHOS SEJAM MOTIVO DE LOUVOR E GLÓRIA AO SENHOR.

A Bíblia nos conta a história de uma mulher chamada: Ana. Ana não tinha filhos, mas havia um desejo ardente no seu coração pela maternidade. Havia uma ânsia inenarrável em sua vida pela oportunidade de segurar uma criança em seus braços e chamar-lhe de: Meu filhinho!
É nesse desejo e nessa busca que Ana regava com lágrimas o altar do Senhor e diante dEle despejava a sua alma ao pedir por um filho. Quando nós olhamos para a história desta mulher podemos perguntar: O que podemos dizer de Ana enquanto mãe?
Ana pediu a Deus que lhe concedesse a benção de ser mãe e ela recebeu esta dádiva maravilhosa. Ana fez um voto com Deus de que se lhe fosse concedido o privilégio da maternidade, ela devolveria este filho ao Senhor. Ana cumpriu sua promessa diante de Deus e entregou seu filho para o Senhor.
Por isso, e por muitas outras coisas presentes na vida dessa mãe, nós podemos aprender lições valiosas para benefício de nossos filhos.
1.     UMA MÃE QUE INTERCEDE POR FILHOS DIANTE DE DEUS.
1.26   E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao SENHOR.


1.27   Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera.


Ana nos chama a atenção para o grande privilégio e responsabilidade que as mães têm de intercederem junto ao Senhor, em oração, pela vida de seus filhos. Esta intercessão e oração diante de Deus em favor de seus filhos faz uma diferença brutal em todas as coisas que forem fazer.
Ana ao orar por um filho recebeu a resposta de Deus e foi honrada pelo Senhor. Você, mãe, ao orar por seus filhos receberá a resposta de Deus.
QUANDO MINHA MÃE TOMBOU, EU PERDI UMA GRANDE INTERCESSORA... SÓ DEUS SABE O PESO QUE ME SOBREVEIO SEM SUAS ORAÇÕES E INTERCESSÃO PELA MINHA VIDA.
POR OUTRO LADO, QUANDO MINHA MÃE TOMBOU, DEUS LEVANTOU OUTRAS INTERCESSORAS.
A PRINCIPAL É MINHA QUERIDA ESPOSA QUE TEM ESTADO AO MEU LADO E TEM INTERCEDIDO POR MIM, PELA VIDA E MINISTÉRIO diante de Deus...
MINHA MÃE TOMBOU, MAS DEUS LEVANTOU MÃES ESPIRITUAIS PARA INTERCEDER POR MIM. MÃES NA IGREJA...

E é esta oração e intercessão diante de Deus que faz total diferença na vida dos filhos.

"MÃES LEVANTANDO-SE EM ORAÇÃO DIANTE DE DEUS, FILHOS CAINDO DE JOELHOS AOS PÉS DO SALVADOR."

"MÃES DE JOELHOS, FILHOS DE PÉ." Hernandes Dias Lopes

Há um chamado importante, urgente, grandioso, oportuno, divinal, diferenciador,  para todos nós, mas especialmente para as mães, o de orar e de interceder pelos seus filhos!
Ana orou a Deus pedindo por um filho. Deus respondeu a sua oração dando-lhe não apenas um filho, mas depois de Samuel, mais 5 filhos.
Mamãe, você tem a incumbência de orar pelo filho. E ao orar pelos seus filhos, Deus responderá não somente abençoando a vida deles, mas recompensando a sua vida.
2.     UMA MÃE QUE CONSAGRA OS FILHOS A DEUS.
1Samuel 1.11   E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Em sua fervente súplica, Ana derramava o seu pedido diante de Deus fazendo um voto. Ela disse que se o Senhor a abençoasse dando-lhe a honra e o privilégio da maternidade, o filho que ela tivesse, ela o devolveria ao Senhor.
Ana consagrou seu filho ao Senhor antes mesmo de sua concepção. Embora a insistência perseverante de Ana em oração diante do Senhor era para que ela recebesse a graça de ser mãe e ter um filho acalentado em seus braços, esta mulher não hesitou em entregá-lo de volta ao Senhor.
1.27   Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera.


1.28   Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.
Quando Deus ouviu a sua súplica e respondeu a sua oração dando-lhe um filho: Ana o devolveu ao Senhor. Ana entregou seu filho a Deus para que ele estivesse para sempre diante do Senhor e o servisse.
Ana, ao consagrar seu filho a Deus, foi abençoada. Você, mãe, ao consagrar seus filhos a Deus será abençoada pelo Senhor. Mãe, você tem o grande privilégio e responsabilidade de consagrar seus filhos ao Senhor.
Você é aquela que tem a honra dada por Deus, de colocar-se diante do Senhor, e dizer a Ele: "Aqui estão os meus filhos, mas antes de serem meus, eles são teus. Toma-os em tuas mãos e os use para tua glória."

HISTÓRIA DO REV. HERNANDES – GRAVIDEZ DE RISCO, MAS A SUA MÃE O CONSAGROU DESDE O VENTRE PARA DEUS. HOJE VEMOS A GRANDE BENÇÃO QUE ELE É. DEUS USOU A VIDA DE SUA MÃE PARA ABENÇOAR MUITA GENTE ATRAVÉS DO FILHO.

Assim também, Deus deseja que as mães consagrem seus filhos ao Senhor para que estes sejam instrumentos de benção e glória para o nome do Senhor!

3.  UMA MÃE QUE PROPORCIONAO NECESSÁRIO PARA OS FILHOS SERVIREM A DEUS.
1.19   Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR,
2.19   Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anual.


2.20   Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O SENHOR te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao SENHOR. E voltavam para a sua casa.


2.21   Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.
Como é lindo olhar para este testemunho vivo que Ana apresentou na vida de seu filho Samuel.  Ana deu exemplo quando com seu esposo, Elcana, de ano em ano, subia para adorar e sacrificar ao Senhor. Ana entregou Samuel para Deus e para seu serviço. Ana cumpriu o que prometera diante de Deus. Ana, de ano em ano, levava uma túnica pequena para Samuel.
Todos estes atos proporcionaram o necessário para que Samuel servisse e estivesse diante do Senhor.
Será que nós, pais temos proporcionado tudo o que é necessário para que nossos filhos sirvam e estejam diante do Senhor? Mãe, será que você tem dado tudo o que seu filho precisa para que ele sirva a Deus? Você tem testemunhado da graça de Deus e servido ao Senhor diante de seus filhos para lhes dar o exemplo e testemunho da sua fé?
A PALAVRA DO SENHOR, PARA VOCÊ, É ESTA: Mãe, não meça esforços para proporcionar o necessário para que seus filhos sirvam a Deus.
Assim como Ana, que se esmerou e através de uma vida de oração, devoção, entrega, testemunho e serviço a Deus, contribuiu dando o necessário para que Samuel estivesse diante do Senhor e o servisse, faça o tudo o que estiver ao seu alcance pelo seu filho ainda que você não veja...
Conta-se que uma MÃE  orava pelo filho e sempre lhe dizia: "NÃO HÁ NENHUM LUGAR NA FACE DA TERRA QUE VOCÊ VÁ, QUE EU NÃO O ALCANCE COM MINHAS ORAÇÕES!". Mesmo que o filho debochasse dela, ele sempre a encontrava em oração diante do Senhor. Um dia, bem depois da morte dessa mãe, o filho caiu de joelhos no assoalho da casa onde sua mãe sempre orava. Ao ver as marcas dos joelhos de sua mãe no chão e as manchas das lágrimas que sua mãe vertia em oração por ele, caiu chorando e quebrantado quando o Espírito de Deus falou ao seu coração, lembrando-lhe das seguintes palavras: "NÃO HÁ NENHUM LUGAR NA FACE DA TERRA QUE VOCÊ VÁ, QUE EU NÃO O ALCANCE COM MINHAS ORAÇÕES!". Aquele jovem, naquele instante teve uma experiência com Deus entregou-se totalmente a Jesus.


A palavra nos conta que Ana foi abençoada pelo Senhor. Não apenas o filho que ela entregara crescia diante do Senhor, mas também ela concebeu e teve mais 5 filhos: 3 homens e duas mulheres.
Por ser uma mãe que intercedia por filhos diante de Deus, que consagrou seu filho a Deus e deu o necessário a seu filho para que servisse a Deus, ela pôde fazer de seu filho um instrumento para glória de Deus e um motivo de louvor ao Senhor.
Ana ao fazer de seu filho um motivo de louvor a Deus, foi honrada diante de Deus e dos homens. Mães, ao fazerem de seus filhos um instrumento da glória de Deus, vocês serão honradas diante de Deus e dos homens.
Não apenas terão filhos para glória de Deus, mas serão Mães que glorificam o nome do Senhor! Que Deus abençoe a cada Mamãe e Feliz Dia das Mães!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PIEDADE VERDADEIRA, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS

PIEDADE VERDADEIRA, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS
Atos 5.1-11
Piedade = compaixão = somos filhos da compaixão porque o Senhor é compassivo. Somos chamados a demonstrar essa compaixão verdadeira que temos recebido do Pai.
Este episódio relatado aqui ocorreu quando a igreja estava recém-nascida. Muitos vinham até os discípulos e depositavam aos seus pés os valores correspondentes à venda de propriedades para alivio aos necessitados e socorro aos mais carentes. Depositar aos pés dos apóstolos não quer dizer que eram ofertas ou presentes pessoais aos líderes da igreja mas que os montantes eram depositados em custódia deles para serem usados posteriormente com os mais necessitados.
É nesse ambiente que surgem Ananias e Safira vendendo também um terreno e vindo depositar parte desta venda aos pés dos apóstolos. Até aí nada de errado, a não ser o fato de que eles venderam a propriedade por um valor, retiveram parte dele e trouxeram o restante, alegando ser este o valor total da propriedade. Em outras palavras, eles mentiram a Pedro, porque desejavam ostentar uma coisa que não eram, mostrar que estavam fazendo algo que na verdade não estavam.
Pedro vai repreender a Ananias dizendo que ele não era obrigado a vender o terreno. Também mesmo tendo-o vendido ele não era obrigado a dar tudo para a igreja. Contudo, o seu grande pecado foi mentir ao Espírito Santo dizendo que haviam vendido o terreno por um valor e estavam dando tudo, quando na verdade o valor tinha sido maior e eles haviam retido boa parte do valor total.
O PECADO DA OSTENTAÇÃO
Ostentar = Expor, mostrar algo, levantar à vista de todos, transparecer.
Ostentação = Ação ou efeito de ostentar; afetação na maneira de exibir riquezas ou dotes; alarde de ações ou qualidades.
Querer mostrar ou transparecer aos outros aquilo que nós não somos. O casal permitiu que Satanás enchesse o seu coração e aqui começou um lamentável mal para estas vidas... Parte da culpa por esse pecado ou o que nos leva a isso é a nossa motivação. O porquê fazemos as coisas.
Por que fazemos as coisas que fazemos? Querer agradar aos homens e ser louvado por eles? Ou agradar a Deus e ser honrado por Ele? Aplausos de Deus ou dos homens?
A MOTIVAÇÃO ERRADA LEVA A OUTROS PECADOS:
- A MENTIRA.
Ananias e Safira acharam que estavam enganando Pedro e os apóstolos e também a Deus. Grande foi a surpresa deles quando descobriram que não conseguiram enganar o Espírito Santo. Sua mentira teve uma punição muito severa.
Hoje, podemos até enganar aos irmãos, a igreja, a liderança, mas existe um que ninguém consegue enganar: Deus. A palavra é clara em afirmar que de Deus ninguém zomba, aquilo que o homem plantar isso ele colherá. Gálatas 6.7 "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."
Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo para continuar sustentando uma farsa. Sua motivação era ostentar para mostrarem-se pessoas desprendidas dos recursos e quem sabe colocarem-se em evidência e projeção como Barnabé foi colocado. Contudo, o casal antes de ser generoso demonstra mesquinhez, avareza e desejo de ostentação de uma vida piedosa o que estava longe de ser uma realidade.
O JUÍZO CERTO DE DEUS SOBRE O PECADO DA OSTENTAÇÃO
Por fim, diante de uma motivação errada para se ostentar aquilo que não somos, vem a mentira e o orgulho e, não havendo arrependimento sincero, vem o juízo de Deus.
Tanto Ananias quanto Safira tiveram sua oportunidade. Mas como a palavra nos diz: "Um abismo chama outro abismo" Salmos 42.7 e assim "pecado chama mais pecado" até que a pessoa esteja totalmente atolada. Esse casal não se arrependeu e sofreu o juízo severo de Deus. Caíram mortos aos pés de Pedro e foram levados pelos moços a sepultura.
A conseqüência de pecarmos deliberadamente é entrarmos debaixo do juízo de Deus e este é terrível. Que tal não nos aconteça e se temos caminhado de maneira que desagrade a Deus, arrependamo-nos enquanto é tempo para que não sintamos o peso do juízo divino sobre nós.
Deus tenha misericórdia e despertemos arrependidos o quanto antes, se porventura, encontramo-nos em caminhos que desagradam ao Senhor.
O PROPÓSITO DO JUÍZO DE DEUS SOBRE O PECADO
"A pessoa sábia não precisa errar para aprender, ela consegue aprender com o erro dos outros".
Quando Deus traz juízo este tem também o propósito além de julgar o pecado trazer temor ao coração daqueles que se encontram diante dele. Feliz é aquele que faz leituras sábias e edificantes das situações que ocorrem ao seu redor. A palavra diz que diante da morte trágica deste casal, sobreveio temor ao coração de toda a igreja.
Atos 5.11   "E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos"
Esse temor não é apenas um medo de ser fulminado por Deus, mas o respeito, a reverência devida a sua santa presença e palavra. É o receio de fazer algo que desagrade a Deus. É o lembrete de que Deus é santo e majestoso e é digno e merecedor que nos acheguemos a Ele com todo respeito e quebrantamento em nossos corações.
Em outras palavras, a igreja fez uma leitura de que é necessário andar em temor e santidade diante de Deus. Embora Ele seja o Deus amoroso, clemente e misericordioso, que ama o pecador, o Senhor também é Santo, Justo e destesta o pecado.
Que nossa igreja faça esta mesma leitura e busque a cada dia andar em temor e santidade diante de Deus.
Aqui está uma história de ostentação, pecados provenientes de uma vida de aparência, o julgamento certo de Deus sobre o pecado e o dever de andarmos no temor do Senhor.

Ananias e Safira queriam ostentar uma piedade que não tinham. Por causa dessa motivação espúria, mentiram ao Espírito Santo e mantiveram seu coração orgulhoso. O juízo de Deus foi certo e severo sobre eles. Ao mesmo tempo que Deus julgou o pecado no meio da sua igreja, Deus suscitou temor e reverência para com a sua pessoa.
1) Aprendemos, portanto o quão necessário é que vivamos uma vida de simplicidade, sendo o que somos diante de Deus e dos homens.
2) Aprendemos que devemos buscar a aprovação de Deus e não os aplausos dos homens.
3) Uma motivação errada leva a outros pecados e consequentemente uma conduta que desagrada a Deus.
4) Deus segundo a sua vontade pode julgar esses pecados trazendo conseqüências terríveis de seu julgamento.
5) Quando vemos o juízo de Deus exercido sobre alguém devemos temer e buscar mais reverencia diante dEle.
O nome Ananias significa: "O Senhor tem sido clemente", embora tivesse um nome desses Ananias não soube aproveitar o tempo de misericórdia que Deus havia concedido a ele.
O nome Safira significa: "Formosa", embora tivesse um nome com esse significado seu fim não foi nada formoso. Ela sofreu o severo juízo de Deus como seu marido também o sofreu e teve uma morte trágica.
Essa história é um termômetro para que meçamos a que temperatura tem andado a nossa vida cristã. Será que temos vivido uma vida de aparência, com uma espiritualidade morna e uma piedade falsificada e fria?
Qual tem sido a nossa motivação ao fazer as coisas que dizemos fazer para Deus? Talvez esteja passando aí no seu coração: "Fulano(a) tinha que ler isso!". Contudo essa palavra é para que todos nós analisemos a nossa mais profunda motivação.
Será que temos mentido e sido orgulhosos para não reconhecermos onde temos falhado? É preciso que deixemos a mentira, a farsa, a arrogância e o orgulho.
Qual tem sido a nossa atitude ante o juízo iminente de Deus? Se for conosco, corrijamo-nos enquanto é tempo. Se for com outros, lembremos o que a palavra nos fala: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia."1Co 10.12
E lembre-se: "O Senhor tem sido clemente". APROVEITEMOS ENQUANTO É TEMPO!
Atos 5.1-11
5.1   Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,

5.2   mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.

5.3   Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?

5.4   Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

5.5   Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.

5.6   Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.

5.7   Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.

5.8   Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.

5.9   Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.

5.10   No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.

5.11   E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos

domingo, 6 de maio de 2012

UM LAR EDIFICADO SOBRE A ROCHA


UM LAR EDIFICADO SOBRE A ROCHA
Mateus 7. 24-27 - Os dois fundamentos
7.24   Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;


7.25   e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.


7.26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;


7.27   e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Temos ouvido da constante e veemente investida do mundo em nossos dias contra a palavra de Deus. São inúmeros seguimentos da sociedade atacando a palavra de Deus, tentando e lutando para provar que a bíblia é obsoleta e seus princípios e ensinos ultrapassados.
- Ex: Movimento ateu, que fez uma campanha para trocar bíblias por material pornográfico;
- Psicóloga ameaçada de ter sua licença cassada pelo conselho de psicologia sob a acusação de homofobia, divulgação de inverdades científicas contra ateus, 'maconheiros' e homossexuais. Tudo isto, simplesmente porque é cristã e decidiu não negociar seus valores e princípios que aprendeu na palavra.
Temos visto, por outro lado, as conseqüências na sociedade de famílias completamente desestruturadas, que estão se esfacelando justamente por desconhecerem ou rejeitarem os princípios da palavra de Deus concernentes a vida no lar. Temos visto e ouvido, de famílias completamente destruídas... A causa de todas estas mazelas: Falta de conhecimento da palavra ou falta de obediência a Palavra de Deus.
Quando olhamos para este trecho do sermão da montanha pregado por Jesus, encontramos a forte ênfase que o Mestre dá a que vivamos/pratiquemos aquilo que temos ouvido do Senhor. Esta simples, mas profunda ilustração que Jesus contou encerra LIÇÕES preciosas que nos ajudarão na edificação do nosso lar sobre a Rocha que é o nosso Senhor.
EDIFICAR O LAR SOBRE A ROCHA É OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS.
Quando edificamos o nosso lar sobre a rocha, somos levados a aprender as seguintes lições:
1.               Edificar sobre a rocha não nos isenta de provações no lar.
O fato aqui descrito na parábola que Jesus contou é que não importa se você conhece e pratica ou se você não conhece e não pratica a palavra: Ninguém está isento da tempestade! Nenhuma família está isenta da tribulação.
Jesus conta que quando a tempestade se abateu, ela veio tanto sobre a casa edificada sobre a rocha como também sobre a casa edificada sobre a areia.

No mundo em que vivemos, querer viver debaixo dos princípios da Palavra de Deus pode nos expor a mais provações do que aqueles que não desejam ter um relacionamento com Deus. Todavia, lembremos o que a Palavra de Deus nos diz, em 1Pedro 3.12-14 – "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;".
Embora não estejamos isentos das provações e tempestades da vida, que edifiquemos sobre a rocha, pois isso não apenas agrada ao nosso Deus, mas é abençoador para nossa família, conforme veremos a seguir:

2.               Edificar sobre a rocha nos dá condição de suportar e vencer as dificuldades no lar.
Veja o que Jesus diz na parábola em Mateus 7.25  "e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. ". As tempestades, tribulações, calamidades, tragédias da vida podem até se abater sobre o nosso lar e família, mas quando estamos edificados sobre a rocha, temos condições de suportar e vencer as dificuldades que nos sobrevém.

Quando praticamos a palavra que temos ouvido do Mestre, fica muito mais fácil suportarmos e superarmos as tribulações que acometem o nosso lar. É na palavra e na sua prática que experimentamos o agir de Deus em nossas vidas. Deus muitas vezes age nos dando condições para lidarmos com os problemas e encontrarmos a solução para as dificuldades.

Às vezes, quando a solução não vem é na palavra que encontramos a força para lidar com as circunstâncias e a sabedoria para sabermos como proceder em cada detalhe na situação que estivermos enfrentando. Embora não estejamos isentos das provações, temos condição de suportar e vencer as dificuldades no lar quando edificamos sobre a rocha.

Assim aprendemos a lição de que:

3.               Edificar sobre a rocha nos livra da ruína no lar.
O que seria de nós se não fosse a palavra de Deus?

Mateus 7.26-27 – "E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína."

Jesus deixa claro nesta parábola que mesmo passando pelas tempestades, os que conhecem e praticam a palavra estão livres da ruína resultante de se passar pelos vendavais da vida. Aquele que ouve e não pratica ou despreza os ensinos do Senhor é comparado ao homem que edificou sobre a areia. A tempestade se abateu e foi grande a sua ruína.
Enquanto que o homem que ouve e pratica é comparado ao que edifica sobre a rocha. Diz a parábola que tudo que acometeu a casa do que edificara sobre a areia aconteceu também com o que edificara sobre a rocha. Porém, a diferença é que este último foi livre da grande ruína.

Deus não apenas hoje, mas por toda a nossa vida deseja livrar-nos da ruína. Os seus mandamentos para nossa vida, suas ordenanças e exortações são princípios de vida para que nós observemos e vivamos.
Deuteronômio 30.19 – "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"

Se quisermos que a nossa família sobreviva às tempestades da vida é necessário que a edifiquemos sobre a rocha. Ouvir e praticar a palavra de Deus é edificar sobre a rocha.
Há um mundo e uma sociedade que cada vez mais se afastam da palavra de Deus. Infelizmente, para estes a única coisa que lhes espera nesse caminho é a completa ruína. Que Deus tenha misericórdia de todos quantos se acharem nessas condições e que em tempo haja arrependimento para que as famílias sejam de fato edificadas sobre a Rocha e não sobre a areia como tem sido.
É na palavra de Deus que encontramos condições para superarmos todas as dificuldades da vida. Nela encontramos sabedoria, direção, livramento, ensino... Nela há instrução para o ancião, para o marido, para a mulher, para o pai, para a mãe, para o filho, para o jovem... e para quem tiver necessidade. Que Deus nos abençoe e edifiquemos sobre a rocha. Ouçamos e pratiquemos o que a Palavra de Deus nos manda.

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: