domingo, 2 de setembro de 2012

UM CLAMOR A DEUS PELA NAÇÃO BRASILEIRA


UM CLAMOR A DEUS PELA NAÇÃO BRASILEIRA

Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!Salmos 144.15

Estamos na Semana da Pátria. Dias em que nós, brasileiros, comemoramos e devemos comemorar com felicidade a independência desta terra tão querida. Mas quando olhamos para o cenário nacional, para tantas injustiças e mazelas presentes na vida de nossa nação, nos perguntamos:

Será que temos mesmo motivos para comemorar? Será que o Brasil é mesmo um país independente?

O conhecidíssimo versículo transcrito acima nos fala da real e verdadeira felicidade presente na vida de um povo e a causa dela. Esta felicidade não é fruto de uma pretensa emancipação política, nem é resultado do governo de líderes poderosos e influentes. Tampouco é consequência de uma suposta independência e soberania nacional. 

A verdadeira felicidade de uma nação é benção e privilégio de um povo que faz do Senhor o seu único Deus.

Mas, por que uma nação, um povo cujo único Deus é o Senhor é feliz? Eis aqui, 5 razões:

1)           É feliz porque não guerreia sozinho as suas guerras, mas as vence no poder do Senhor.

O salmo 144, no versículo 10 nos diz assim: “É ele quem dá aos reis a vitória; quem livra da espada maligna a Davi, seu servo”.
Nosso país tem sido grandemente abençoado porque aqui não há guerra. Não temos sido atacados nem bombardeados por nações inimigas. No entanto, há guerras que têm sido travadas todos os dias em nossa nação.
Guerra contra a corrupção, contra a fome, contra a miséria, contra exploração de crianças, mulheres, idosos. Guerra contra as mais diversas injustiças sociais.
Contudo, estas guerras travadas e muitas vezes perdidas, só poderão ser vencidas quando, de fato, o Senhor for o Deus desta nação.

Quem tem o Senhor como Deus tem a vitória sobre essas e outras guerras. Pois a palavra nos diz: “somos mais que vencedores por meio daquele que nos amouRomanos 8.37.

A maior guerra que poderíamos travar e não teríamos chance alguma de vencê-la, já foi vencida por Jesus na cruz do calvário. A guerra contra a morte, contra o pecado, foi travada e vencida por Jesus.
Fazer do Senhor o nosso Deus é crer no sacrifício de Cristo por nós, arrependermo-nos dos nossos pecados e recebê-lo em nossa vida como nosso Salvador.
A nação brasileira só poderá ser verdadeiramente feliz e ter o Senhor guerreando e vencendo suas guerras quando se dobrar diante do senhorio de Cristo.

2)           É feliz porque não anda nos seus próprios conselhos, mas no conselho do Altíssimo.

A palavra do Senhor nos diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.Salmos 1.1-2

Para não andar desta forma e ainda ter prazer na lei do Senhor é preciso que Cristo seja o centro da nossa vida.

Quando Cristo é o centro de nossa vida, sua palavra, seus ensinos, serão a coisa mais importante para nós, então nós, enquanto nação brasileira, ouviremos a sua voz, a seguiremos, obedecendo e fazendo a sua vontade.

Temos visto em nossa nação tantos conselhos errados e tortuosos. Temos presenciado dia após dia o país afundar-se num lamaçal de corrupção, desordem e imoralidade.

Em que conselho tem andado um país em que instaurou-se a cultura do chamado “rouba-mas-faz”?

Temos visto uma corrupção generalizada em todos os setores acometer toda a nação.

Em que conselho tem andado um país que aprova e promove o aborto, acoberta a pedofilia, não censura, antes, promove programas de total indecência e degradação dos valores morais e da família?

Em que conselho tem andado um país que não investe o que precisava investir em educação, saúde, mas investe bilhões na construção de estádios para receber uma copa do mundo?

Em que conselho tem andado um país que mais dia menos dia criminalizará a opinião daqueles que pensam diferente de uma minoria?

Certamente, é um país que não anda segundo o conselho do Senhor, mas sim, segundo o conselho dos ímpios. E assim ele não pode ser verdadeiramente feliz.

Para que nosso país seja uma nação realmente feliz  é necessário que tenha o Senhor como seu único Deus. pois quando o Senhor for de fato o Deus desta nação, ela andará nos conselhos do altíssimo e se cumprirá a palavra que diz:

Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.”  Salmos 32.8


3)           É feliz porque não depende de sua própria força, mas do Senhor.

Davi inicia o salmo 144 dizendo: “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra;”.

Mesmo com toda a capacidade e inteligência humana que temos e podemos adquirir, é preciso reconhecer que somos como um sopro, nossos dias se passam como sombra.

Como nos diz o versículo 3, nós também podemos perguntar: “SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?”.

Por mais hábeis que os homens possam ser, por mais habilidosos que os governantes sejam, nós como seres humanos, somos falhos, limitados e frágeis diante da grandeza e do poder de Deus.

Por mais que devamos nos esforçar, somos chamados a depender da força que há em Deus para sermos bem-sucedidos em tudo o que empreendermos.

Como já falamos, em nós não há capacidade alguma de fazer algo de bom, por nós mesmos. Somente estando em Cristo é que podemos provar o agir de Deus em nossas vidas e em nossa nação.


4)           É feliz porque confia num Deus poderoso capaz de livrar.

Quando Davi clama ao Senhor dizendo: “Abaixa, SENHOR, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão. Despede relâmpagos e dispersa os meus inimigos; arremessa as tuas flechas e desbarata-os. Estende a mão lá do alto; livra-me e arrebata-me das muitas águas e do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.”, ele está reconhecendo que o Senhor é poderoso para o livrar.  

Cristo ao morrer na cruz nos livrou da morte do pecado, para podermos estar na presença de Deus.

Cristo através de sua morte assegura o livramento para todo o brasileiro que nele crer.

Para o pecador que se encontra perdido, há uma esperança: Cristo!

Para uma nação que se encontra perdida, há uma esperança: Cristo! Somente o Senhor é poderoso para livrar e salvar!


5)           É feliz porque o Senhor o abençoa com o suprimento de todas as suas necessidades.

Quando Davi clama ao Senhor para que o livre. “Livra-me e salva-me do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.” (v.11), ele demonstra sua confiança na bondade de Deus, sua certeza de que o Senhor é quem pode e vai abençoá-lo com o suprimento de suas necessidades sejam pessoais ou de seu povo.

A oração de Davi, deve ser a nossa oração diante de Deus pelo nosso povo. Devemos orar para que a nação tema a Deus e faça dEle seu único Senhor.

Porque se assim for, a consequência será que:

Nossos filhos serão como plantas viçosas
Nossas filhas como pedras angulares, como colunas de palácio
Os celeiros brasileiros ficarão transbordantes, atulhados de toda sorte de provisões
Os rebanhos produzirão a milhares de milhares e a dezenas de milhares, nos campos
As vacas andarão pejadas e não lhes haverá rotura nem mau sucesso.

Em nossas cidades, nas praças, não escutaremos lamentos, mas sim gritos de júbilo e de louvor a Deus.
Nas palavras de Davi: “A ti, ó Deus, entoarei[emos] novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei[emos] louvores.” (v.9)


Embora diante de um quadro muitas vezes tão caótico, não tenhamos muito o que comemorar, que nessa semana da pátria, levantemos um clamor diante de Deus pelo nosso país.
Que o Brasil antes de ser independente de qualquer nação, possa ser inteiramente dependente de Deus, entregando-se totalmente a Jesus Cristo recebendo-o como único Salvador.
Só assim poderá ser livre do pecado, da corrupção, da pobreza, do mau sucesso e de todos os males que o tem assolado. Só assim, o Brasil será verdadeiramente próspero e feliz!

MOLDADOS POR DEUS EM MEIO ÀS OPOSIÇÕES DA VIDA


MOLDADOS POR DEUS EM MEIO ÀS OPOSIÇÕES DA VIDA

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2Coríntios 3.18

Somos chamados a seguir na direção do Senhor. Muitas vezes, forças opositoras se apresentam diante de nós para nos impelir na direção oposta. Muitos ao observarem que estas forças são muito impetuosas se inclinam ante a tendência de prosseguir na mesma direção a que estão sendo impelidos. Assim, fazem cessar a oposição, porém, caminham para distante de Deus.
O que tenho percebido diante deste quadro tão comum, ainda que geralmente passe despercebido pela maioria dos cristãos e servos de Deus, é que, mesmo estas forças opositoras, dentro do escopo da sabedoria e soberania divina, são ferramentas nas mãos do Pai celeste para esculpir em nós o caráter de Cristo.
Através do fogo das provações, do vento das tribulações, das tempestades da vida, à medida que caminhamos perseverantemente com fé e esperança em Cristo, somos transformados pelo próprio Senhor.
Desta forma, quanto mais resistimos às oposições e prosseguimos em direção ao Senhor, ainda que pareça que não estamos dando um único passo ou fazendo progresso algum na jornada, estamos sendo cada vez mais fortalecidos e moldados por Deus.
Precisamos estar conscientes de que enquanto estivermos nessa jornada rumo ao Senhor, estas realidades estarão presentes.  Por isso, seja o que for que esteja tentando impeli-lo para distante do Pai, não desista, mas persevere e experimente a transformação que Deus estará operando em sua vida.
Um dia, esse processo chegará ao fim. As lutas terão cessado, e nós, faca a face com o Pai contemplaremos Sua Glória conformados à semelhança de Cristo.

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: