quinta-feira, 26 de junho de 2014

TIRO NO PÉ

TIRO NO PÉ

E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhõesAtos 26.14

Você certamente já ouviu a expressão “tiro no pé”. Ela refere-se a coisas que fazemos pensando que serão boas para nós quando na verdade nos afetarão negativamente.


A razão para muitas vezes “atirarmos no pé” encontra explicação na nossa obstinação. Quando estamos obstinados, ou seja, teimosos em fazer algo acreditando que seja o certo (mesmo no fundo sabendo que é errado) corremos o risco de prejudicarmos a nós mesmos e a outros.

O apóstolo Paulo foi alguém que viveu a obstinação de perseguir a igreja do Senhor achando que seria o certo a fazer. Foi preciso que ele fosse interceptado em sua trajetória e derrubado por terra literalmente de seus intentos, ouvindo do próprio Senhor Jesus as palavras: “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”.

O aguilhão era uma barra de ferro ou de madeira com pontas que feriam as pernas dos bois ou outros animais quando estes davam coices por se ressentirem do jugo do arado ou da carroça colocado sobre eles. A expressão é um provérbio que era usado para mostrar a inutilidade e o quão absurda é a atitude de lutar contra autoridades devidamente estabelecidas. Em outros termos, Jesus estava dizendo a Paulo: “Sua teimosia só trará dano a você mesmo”.

A experiência de Paulo pode ser a nossa também. Muitas vezes, por acreditarmos agir de maneira correta em nosso pensamento, sem perceber, estamos sendo obstinados e agimos de maneira contrária ao que Deus tem para nós.

Aí, restam-nos as opções: humilharmo-nos, abrirmos mão do nosso orgulho e nos voltarmos para os planos de Deus; ou aguardar o momento de sermos interceptados pelo Senhor, assim como Paulo, para então nos conformarmos à Sua vontade.

De um jeito ou de outro, Deus sempre fará com que o Seu propósito prevaleça. A nós, cabe escolher a maneira mais fácil e menos indolor ou a maneira mais difícil (para nós) e mais dolorosa.

Existe algo em que você se encontre obstinado? Algo que você sabe não ser propósito de Deus, mas mesmo assim tem teimado em continuar? A teimosia será apenas o gatilho puxado para dolorosos ferimentos que bem podem ser evitados quando nosso coração é sensível a voz de Deus.

Nesse caso, ao submetermo-nos ao propósito de Deus, provamos o quão gracioso, suave e leve é o jugo do Senhor sobre as nossas vidas. Como nos fala nosso querido Mestre Jesus: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve(Mt 11.30).




Que nós tenhamos um coração sensível e um espírito submisso aos propósitos de Deus, provando a paz, a leveza e a suavidade de seu querer sobre nós. Lembre-se: “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”, por isso: “não atire em seu próprio pé”. Deus nos conceda esta graça!

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: