sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DONO DA IGREJA


DONO DA IGREJA
...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.Mateus 16.18


A Igreja é de Jesus. A Igreja a qual Ele se refere não é a denominação A ou B, mas é a Igreja composta por todas as pessoas que já foram, estão sendo e ainda serão salvas pela Maravilhosa Graça de Cristo.
Esta igreja não possui placa denominacional nem conhece limites. Ela não se delimita geograficamente, nem se restringe a um só povo ou raça. Ela irrompe além das etnias, culturas e nacionalidades e chega aos mais ermos e distantes lugares da face da terra.
Jesus é poderoso! A igreja é dEle! É Ele quem cuida, quem zela, quem edifica, e quem não permite que as portas do inferno prevaleçam contra a Igreja. As portas denominacionais podem até vir a se fechar. As instituições humanas podem falir. As agremiações religiosas podem até mesmo desaparecer. Contudo, a Igreja do Senhor, jamais sucumbirá, mesmo ante as mais terríveis investidas infernais, pois  Jesus é o seu edificador. Ele a edifica sobre a palavra. João Calvino dizia: “Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida com pureza, ali existe uma igreja de Deus, mesmo que ela esteja repleta de falhas.”
A marca comum dos membros desta igreja é que todos, sem exceção, foram lavados no Sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo e nasceram de novo. Não nasceram da vontade da carne mas pelo poder do Espírito Santo. Estes membros pertencem ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois Ele os comprou e redimiu com seu próprio sangue na cruz do calvário.
Ele, e somente Ele, é o dono da Igreja. Como legítimo possuidor do seu povo, como supremo pastor de suas ovelhas, é a Sua voz que devemos ouvir e obedecer. É a Ele, e somente a Ele, a quem devemos honrar e glorificar.
Como membros desta Igreja Invisível, somos chamados a mantermos acesa a chama da esperança e descansar no cuidado do Senhor Jesus em nossas vidas. Esforcemo-nos em dar testemunho da verdade e perseveremos em direção ao que nos reserva o Digníssimo Supremo Pastor de nossas almas.
Você já faz parte desta Igreja?

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A PRESENÇA DE JESUS


A PRESENÇA DE JESUS

(...)E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.Mateus 28.20b


Esta promessa de Jesus aos seus verdadeiros discípulos é algo extraordinário e que faz toda a diferença em meio às lutas e as dificuldades que enfrentamos no mundo. Ela foi feita logo após Jesus comissionar seus discípulos a pregarem o evangelho a todo mundo.
A garantia e a certeza da presença de Jesus conosco nos anima e nos impulsiona a prosseguir nossa caminhada mesmo passando por provações ou enfrentando os desafios da vida cristã. 
Muitas vezes, quando estamos nos esforçando para fazer a obra de Deus, surgem obstáculos, lutas das mais variadas possíveis são travadas, o inimigo se levanta e ataca sem cessar... Nestes momentos precisamos contar com a presença consoladora e fortalecedora do Senhor conosco.
Enquanto me preparava para visitar algumas pessoas com dificuldades imensas e problemas aparentemente insolúveis, orei confessando a minha limitação e pedindo que Deus me colocasse na boca o que dizer. Enquanto orava, me ocorreu de pedir que o Senhor pessoalmente me acompanhasse. Não tinha bem ao certo o que dizer, mas Deus me incomodou para que abrisse a boca. Foi impressionante ver como realmente o Senhor estava presente. Mais espantado fiquei enquanto orava por alguém e esta pessoa sussurrou para quem estava ao seu lado: - Estou sentindo a presença de Jesus!
Que nós busquemos em Deus a sensibilidade para nos darmos conta da presença do Senhor em todos os momentos e que o busquemos constantemente numa atitude de dependência e submissão ao seu querer.
Não importa o que aconteça em sua vida, nem o que quer que seja que você esteja atravessando, se você já O recebeu como seu Salvador, a promessa do Senhor é clara e certa: Ele sempre estará com você. Sua presença faz toda a diferença e é o fator decisivo para que caminhemos vitoriosos em meios aos problemas da vida.

domingo, 2 de setembro de 2012

UM CLAMOR A DEUS PELA NAÇÃO BRASILEIRA


UM CLAMOR A DEUS PELA NAÇÃO BRASILEIRA

Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!Salmos 144.15

Estamos na Semana da Pátria. Dias em que nós, brasileiros, comemoramos e devemos comemorar com felicidade a independência desta terra tão querida. Mas quando olhamos para o cenário nacional, para tantas injustiças e mazelas presentes na vida de nossa nação, nos perguntamos:

Será que temos mesmo motivos para comemorar? Será que o Brasil é mesmo um país independente?

O conhecidíssimo versículo transcrito acima nos fala da real e verdadeira felicidade presente na vida de um povo e a causa dela. Esta felicidade não é fruto de uma pretensa emancipação política, nem é resultado do governo de líderes poderosos e influentes. Tampouco é consequência de uma suposta independência e soberania nacional. 

A verdadeira felicidade de uma nação é benção e privilégio de um povo que faz do Senhor o seu único Deus.

Mas, por que uma nação, um povo cujo único Deus é o Senhor é feliz? Eis aqui, 5 razões:

1)           É feliz porque não guerreia sozinho as suas guerras, mas as vence no poder do Senhor.

O salmo 144, no versículo 10 nos diz assim: “É ele quem dá aos reis a vitória; quem livra da espada maligna a Davi, seu servo”.
Nosso país tem sido grandemente abençoado porque aqui não há guerra. Não temos sido atacados nem bombardeados por nações inimigas. No entanto, há guerras que têm sido travadas todos os dias em nossa nação.
Guerra contra a corrupção, contra a fome, contra a miséria, contra exploração de crianças, mulheres, idosos. Guerra contra as mais diversas injustiças sociais.
Contudo, estas guerras travadas e muitas vezes perdidas, só poderão ser vencidas quando, de fato, o Senhor for o Deus desta nação.

Quem tem o Senhor como Deus tem a vitória sobre essas e outras guerras. Pois a palavra nos diz: “somos mais que vencedores por meio daquele que nos amouRomanos 8.37.

A maior guerra que poderíamos travar e não teríamos chance alguma de vencê-la, já foi vencida por Jesus na cruz do calvário. A guerra contra a morte, contra o pecado, foi travada e vencida por Jesus.
Fazer do Senhor o nosso Deus é crer no sacrifício de Cristo por nós, arrependermo-nos dos nossos pecados e recebê-lo em nossa vida como nosso Salvador.
A nação brasileira só poderá ser verdadeiramente feliz e ter o Senhor guerreando e vencendo suas guerras quando se dobrar diante do senhorio de Cristo.

2)           É feliz porque não anda nos seus próprios conselhos, mas no conselho do Altíssimo.

A palavra do Senhor nos diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.Salmos 1.1-2

Para não andar desta forma e ainda ter prazer na lei do Senhor é preciso que Cristo seja o centro da nossa vida.

Quando Cristo é o centro de nossa vida, sua palavra, seus ensinos, serão a coisa mais importante para nós, então nós, enquanto nação brasileira, ouviremos a sua voz, a seguiremos, obedecendo e fazendo a sua vontade.

Temos visto em nossa nação tantos conselhos errados e tortuosos. Temos presenciado dia após dia o país afundar-se num lamaçal de corrupção, desordem e imoralidade.

Em que conselho tem andado um país em que instaurou-se a cultura do chamado “rouba-mas-faz”?

Temos visto uma corrupção generalizada em todos os setores acometer toda a nação.

Em que conselho tem andado um país que aprova e promove o aborto, acoberta a pedofilia, não censura, antes, promove programas de total indecência e degradação dos valores morais e da família?

Em que conselho tem andado um país que não investe o que precisava investir em educação, saúde, mas investe bilhões na construção de estádios para receber uma copa do mundo?

Em que conselho tem andado um país que mais dia menos dia criminalizará a opinião daqueles que pensam diferente de uma minoria?

Certamente, é um país que não anda segundo o conselho do Senhor, mas sim, segundo o conselho dos ímpios. E assim ele não pode ser verdadeiramente feliz.

Para que nosso país seja uma nação realmente feliz  é necessário que tenha o Senhor como seu único Deus. pois quando o Senhor for de fato o Deus desta nação, ela andará nos conselhos do altíssimo e se cumprirá a palavra que diz:

Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.”  Salmos 32.8


3)           É feliz porque não depende de sua própria força, mas do Senhor.

Davi inicia o salmo 144 dizendo: “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra;”.

Mesmo com toda a capacidade e inteligência humana que temos e podemos adquirir, é preciso reconhecer que somos como um sopro, nossos dias se passam como sombra.

Como nos diz o versículo 3, nós também podemos perguntar: “SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?”.

Por mais hábeis que os homens possam ser, por mais habilidosos que os governantes sejam, nós como seres humanos, somos falhos, limitados e frágeis diante da grandeza e do poder de Deus.

Por mais que devamos nos esforçar, somos chamados a depender da força que há em Deus para sermos bem-sucedidos em tudo o que empreendermos.

Como já falamos, em nós não há capacidade alguma de fazer algo de bom, por nós mesmos. Somente estando em Cristo é que podemos provar o agir de Deus em nossas vidas e em nossa nação.


4)           É feliz porque confia num Deus poderoso capaz de livrar.

Quando Davi clama ao Senhor dizendo: “Abaixa, SENHOR, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão. Despede relâmpagos e dispersa os meus inimigos; arremessa as tuas flechas e desbarata-os. Estende a mão lá do alto; livra-me e arrebata-me das muitas águas e do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.”, ele está reconhecendo que o Senhor é poderoso para o livrar.  

Cristo ao morrer na cruz nos livrou da morte do pecado, para podermos estar na presença de Deus.

Cristo através de sua morte assegura o livramento para todo o brasileiro que nele crer.

Para o pecador que se encontra perdido, há uma esperança: Cristo!

Para uma nação que se encontra perdida, há uma esperança: Cristo! Somente o Senhor é poderoso para livrar e salvar!


5)           É feliz porque o Senhor o abençoa com o suprimento de todas as suas necessidades.

Quando Davi clama ao Senhor para que o livre. “Livra-me e salva-me do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.” (v.11), ele demonstra sua confiança na bondade de Deus, sua certeza de que o Senhor é quem pode e vai abençoá-lo com o suprimento de suas necessidades sejam pessoais ou de seu povo.

A oração de Davi, deve ser a nossa oração diante de Deus pelo nosso povo. Devemos orar para que a nação tema a Deus e faça dEle seu único Senhor.

Porque se assim for, a consequência será que:

Nossos filhos serão como plantas viçosas
Nossas filhas como pedras angulares, como colunas de palácio
Os celeiros brasileiros ficarão transbordantes, atulhados de toda sorte de provisões
Os rebanhos produzirão a milhares de milhares e a dezenas de milhares, nos campos
As vacas andarão pejadas e não lhes haverá rotura nem mau sucesso.

Em nossas cidades, nas praças, não escutaremos lamentos, mas sim gritos de júbilo e de louvor a Deus.
Nas palavras de Davi: “A ti, ó Deus, entoarei[emos] novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei[emos] louvores.” (v.9)


Embora diante de um quadro muitas vezes tão caótico, não tenhamos muito o que comemorar, que nessa semana da pátria, levantemos um clamor diante de Deus pelo nosso país.
Que o Brasil antes de ser independente de qualquer nação, possa ser inteiramente dependente de Deus, entregando-se totalmente a Jesus Cristo recebendo-o como único Salvador.
Só assim poderá ser livre do pecado, da corrupção, da pobreza, do mau sucesso e de todos os males que o tem assolado. Só assim, o Brasil será verdadeiramente próspero e feliz!

MOLDADOS POR DEUS EM MEIO ÀS OPOSIÇÕES DA VIDA


MOLDADOS POR DEUS EM MEIO ÀS OPOSIÇÕES DA VIDA

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2Coríntios 3.18

Somos chamados a seguir na direção do Senhor. Muitas vezes, forças opositoras se apresentam diante de nós para nos impelir na direção oposta. Muitos ao observarem que estas forças são muito impetuosas se inclinam ante a tendência de prosseguir na mesma direção a que estão sendo impelidos. Assim, fazem cessar a oposição, porém, caminham para distante de Deus.
O que tenho percebido diante deste quadro tão comum, ainda que geralmente passe despercebido pela maioria dos cristãos e servos de Deus, é que, mesmo estas forças opositoras, dentro do escopo da sabedoria e soberania divina, são ferramentas nas mãos do Pai celeste para esculpir em nós o caráter de Cristo.
Através do fogo das provações, do vento das tribulações, das tempestades da vida, à medida que caminhamos perseverantemente com fé e esperança em Cristo, somos transformados pelo próprio Senhor.
Desta forma, quanto mais resistimos às oposições e prosseguimos em direção ao Senhor, ainda que pareça que não estamos dando um único passo ou fazendo progresso algum na jornada, estamos sendo cada vez mais fortalecidos e moldados por Deus.
Precisamos estar conscientes de que enquanto estivermos nessa jornada rumo ao Senhor, estas realidades estarão presentes.  Por isso, seja o que for que esteja tentando impeli-lo para distante do Pai, não desista, mas persevere e experimente a transformação que Deus estará operando em sua vida.
Um dia, esse processo chegará ao fim. As lutas terão cessado, e nós, faca a face com o Pai contemplaremos Sua Glória conformados à semelhança de Cristo.

domingo, 26 de agosto de 2012

O APRENDIZADO DA FORNALHA


O APRENDIZADO DA FORNALHA
DANIEL 3

1Pedro 3.12-14 – “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;”.

A fornalha pode significar os momentos de provação a que somos submetidos justamente quando desejamos fazer aquilo que é certo aos olhos de Deus.
Esse episódio da fornalha na vida destes servos de Deus nos fornece um aprendizado tremendo sobre o que estamos sujeitos quando nos encontramos em provação por querer agradar a Deus e não aos homens, por querer fazer a vontade do Senhor e não a de quem quer que seja.
Podemos ver que não apenas desfrutamos de lições preciosas como também temos o privilégio de provar coisas extraordinárias em Deus como, por exemplo, a experiência de sua presença conosco e o sermos surpreendidos com o inusitado de Deus...
Uma coisa é certa: se estamos passando pelo aprendizado da fornalha, é porque Deus tem algo extraordinário para nossas vidas, assim como tinha para os três moços na babilônia.
Aprendemos na fornalha da provação:
1.     ACONTECE COM A PERMISSÃO DE DEUS EM MOMENTOS ESPECÍFICOS DA NOSSA TRAJETÓRIA.
Começamos muito bem nossa trajetória, de repente algo acontece. Somos acertados e sem nos darmos conta, caímos na fornalha sobremaneira acesa. Muitas vezes ficamos questionando e perguntando: Onde está Deus?
A resposta é clara e simples. Deus está onde sempre esteve e sempre estará: no controle de toda a situação. E como Deus no controle de tudo, Ele permite tal e tal situação neste específico momento para acrescentar em nossas vidas algo que faz parte do seu propósito para nós.
Alguém disse que Deus muitas vezes não nos livra DA provação, mas nos livra NA provação. Tudo isso porque precisamos passar por determinadas experiências para confiarmos mais em Deus e guardarmos Sua Palavra ou para sabermos qual é o nosso nível de confiança e comprometimento com Sua Palavra.
É muito interessante o que o salmista nos fala quando se refere a alguma das provações em que viveu como permissão de Deus em sua vida. Ele diz assim: “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.Salmos 119.67
Esta foi uma das experiências do salmista. No entanto, esta experiência é apenas uma das variadas possibilidades a que estamos sujeitos. Não quer dizer que todos que se encontram sendo afligidos é porque estavam andando errado. Há também aquelas provações que vem e muitas vezes de imediato não entendemos os ‘porquês’.
Como ‘bons’ seres humanos que somos, questionamos a Deus. A resposta às vezes não vem. No entanto, a única coisa de que precisamos saber é que: Deus está no controle de tudo! E naquele momento específico aquilo era necessário.
Uma mulher com câncer que orava para que Deus aliviasse a dor. Deus sempre atendia. Um dia, ela orou e Deus não atendeu. Ela foi para o hospital, quando questionou a Deus, Ele disse: - Convém que seja assim!! Naquele hospital, ela teve a oportunidade de orar por uma pessoa que estava desenganada pelos médicos e sem Jesus. Aquela pessoa saiu do hospital andando e com Jesus no coração. A Serva de Deus continuou a sua luta com suas dores. Deus continua dizendo: Convém que seja assim, no entanto, eu continuo no controle!!
2.     SÃO MOMENTOS EM QUE DEUS NOS SURPREENDERÁ COM ALGO INUSITADO.
Embora o passarmos por toda sorte de provações não seja algo muito agradável e que escolhemos e desejamos naturalmente, é preciso que se diga que é exatamente neste momento em que Deus nos surpreende com algo inusitado.
No seu propósito de fidelidade a Deus, estes três homens estavam dispostos se Deus não os livrasse a morrerem sem negar o seu Deus. Quem sabe, a expectativa deles fosse estamos sendo fiéis a Deus e agora chegamos ao final do seu propósito para nós: vamos morrer!
Não há qualquer sinal de amargura ou revolta para com Deus, mas sim, sinais visíveis de submissão ao propósito divino. Se Deus quiser nos livrar Ele vai nos livrar, Se ele não quiser, de uma forma ou de outra, com ou sem livramento, PERMANECEREMOS FIEIS A DEUS. FIDELIDADE INCONDICIONAL A DEUS.
Mas Deus os surpreende enviando o livramento. O inusitado e surpreendente de Deus chega na figura do quarto homem da fornalha.
Da mesma maneira, Deus deseja e vai nos surpreender com algo inusitado quando estivermos passando pela fornalha com nossos corações submetidos aos Seus propósitos.
3.     A COMPANHIA DE DEUS NÃO FALTA.
É preciso considerar quanto ao tempo de aprendizado na fornalha. Ainda que estes momentos durem anos em nossa vida, uma coisa é certa: A companhia de Deus conosco não falta.
Deus sempre estará presente ao nosso lado para nos consolar, dar alento, dar suporte para que tenhamos condição de passar pelo aprendizado sem que sejamos destruídos pelo fogo das provações.
Isaías 43.1-3 – Deus promete a sua presença quando seu povo passar pelo fogo.
Isaías

43.1   Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

43.2   Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

43.3   Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.

SEMPRE ESTAREI AO SEU LADO
Na Romênia, um homem sempre dizia ao seu filho: - Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado. Certo dia, após um terremoto de intensidade muito grande quase acabar com a cidade, este homem correu para a escola do seu filho e só encontrou um montão de ruínas.
Imediatamente, ele e outros pais começaram a cavar. Depois vieram os bombeiros e mais pessoas para ajudar. As horas passavam rapidamente e com elas, a esperança de encontrar alguém com vida.
Um a um, cansados e desesperados, os pais foram deixando o trabalho de buscas para os bombeiros, mas, esse homem, de forma obstinada, continuava. Pediram-lhe que descansasse um pouco, mas, ele não parava.
A sua promessa ao seu filho lhe renovava as forças: "- Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado".

Ao afastarem uma enorme pedra, com a ajuda de um guindaste, ele chamou mais uma vez pelo filho. E uma doce voz infantil lhe respondeu: - Pai... estou aqui! 
- Você está bem, meu amor?
- Sim, papai, mas, estamos com sede e fome.
- Tem mais alguém com você? 
- Sim, todos os alunos da minha classe estão aqui.

Eles haviam ficado presos em um vão entre dois pilares de concreto. Quando a televisão veio entrevistar o menino e perguntou se ele havia ficado com medo, ele emocionou a todos: - Não, eu falei para os meus amigos: "Não precisam ter medo, meu pai irá nos achar. Ele prometeu que sempre irá estar ao meu lado. E meu pai nunca quebra uma promessa".

Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Mateus 28.20

4.     HÁ UM PROPÓSITO SUPREMO NA FORNALHA.
Assim como o nome do Senhor Deus foi engrandecido e glorificado diante da Babilônia e de outros reinos da terra, Deus deseja glorificar o seu nome através das nossas vidas em meio as lutas que enfrentamos.
Além do trabalhar de Deus em nós, para nos conformar a imagem do Senhor, o propósito supremo e mais elevado é o de que Deus seja glorificado através de nossas vidas.
Somente uma vida moldada por Deus poderá buscar o supremo propósito de glorificar a Deus.
O trabalhar de Deus é tremendo.
Assim como o ouro precisa ser provado pelo fogo para mostrar-se ouro, muitas vezes precisamos passar pelo fogo das provações para mostrarmos se o nosso caráter é integro ou não.
Se for, glória a Deus! O propósito foi cumprido. Se não for, Deus continuará trabalhando até ver em nós um caráter integro e reto, sua imagem refletida em nossas vidas. Isso para todos aqueles cuja vida Deus tenha Seu santo propósito.
E assim seu nome seja exaltado e glorificado em nós e através de nós.
DEUS, O NOSSO PURIFICADOR
Malaquias 3:3 diz: “E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...
Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e à natureza de Deus. Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico.
Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo. Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.
Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada. Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?'
Ele sorriu e disse:   'Ah, isso é fácil... É quando eu vejo minha imagem nela.'
Se hoje você está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre sua vida e que Ele vai ficar cuidando até que Ele veja Sua imagem em você.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, (...) Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, (...)” (cf. Rm 8.28-29)

domingo, 12 de agosto de 2012

PAIS&FILHOS PARA GLÓRIA DE DEUS

PAIS&FILHOS PARA GLÓRIA DE DEUS
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;" João 1.12


No filme Hook – A volta do Capitão Gancho que conta a história de Peter Pan, vemos a seguinte situação: Peter Pan havia abandonado a Terra do Nunca e resolvido viver no mundo normal. Assim ele cresceu e se esqueceu quem era e como se fazia para voar. Ele precisou voltar e salvar seus filhos que foram raptados pelo Gancho... Para que ele voasse, precisava de um pouco de pó mágico e um pensamento feliz. Há um momento no filme em que ele precisa voar, mas não consegue mesmo usando o pó mágico, porque ele não se lembra de nenhum pensamento feliz. Até que numa determinada hora, ele consegue, pois um pensamento feliz lhe vêm a mente, e este é: - Eu tenho filhos!
 No dia 17/01/2009, nos deparamos com uma das emoções mais felizes de nossa vida. Embora estivéssemos já assimilando essa idéia por mais ou menos 9 meses, nada poderia ter nos preparado para tão grande felicidade como a de tomar uma criancinha no colo e dizer: - Nossa filha!
 No dia 17/11/2011, nos deparamos mais uma vez com esta maravilhosa emoção. Embora já tivéssemos a primeira experiência, mais uma vez, nada poderia ter nos preparado para a grande felicidade de tomar mais uma criança nos braços e dizer: - Nosso filho!
O evangelho nos possibilita termos a felicidade de sermos filhos de Deus e ao mesmo tempo levar outros a também experimentar essa alegria.
A PATERNIDADE DE DEUS
Muitos têm dificuldade em entender Deus como Pai. Na verdade, quando ouvem isso, essas dificuldades são aumentadas pois não conseguem relacionar-se com Deus como pai.
Isso se dá devido ao fato de que muitos não tiveram ou não têm um modelo de Pai segundo o padrão divino.
Muitos enxergam na figura paterna, alguém ausente, indiferente, algumas vezes ríspido, totalmente distante do modelo proposto por Deus, em sua palavra.
Alguém disse: “Se Deus é Pai como o meu pai, eu não quero nada com Ele”.
Para falarmos sobre a PATERNIDADE DE DEUS, é preciso antes restaurar o modelo bíblico de pai...
O pai como provedor, como sustentador, como aquele que ama, aquele que dá carinho, aquele que protege, aquele que corrige, enfim, aquele que é um instrumento abençoador da vida de seus filhos...
Se o pai terreno tem essas incumbências, e alguns o são, apesar de suas falhas, imagine como é então o Pai Celeste... A palavra de nos diz que: “Mateus 7.11   Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
A palavra de Deus nos diz também, que um dos privilégios que recebemos ao crer em Jesus, é o privilégio da paternidade divina. João 1.12 – Em Cristo, nos tornamos filhos de Deus!!!
O primeiro a referir-se a Deus como Pai, foi Jesus. No AT, embora os judeus tivessem uma certa compreensão da pessoa de Deus, ninguém assim o chamava.
Jesus não apenas nos dá a condição de sermos Filhos de Deus, como nos mostra o interesse de Deus em se relacionar conosco como filhos.
Lucas 11.13   Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
“Romanos 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Ao falar da paternidade de Deus entendemos que:
1-            É INTERESSE DE DEUS RELACIONAR-SE CONOSCO COMO UM PAI SE RELACIONA COM SEUS FILHOS.
- Salmos 25.14 – “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
2-            ESSE RELACIONAMENTO SÓ É POSSÍVEL SE ESTIVERMOS EM JESUS.
- João 1.12 - Em Cristo, vamos nos tornando semelhantes ao nosso Pai Celeste...
- Música: “Todo filho se parece com seu pai”
3-            UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS DEMONSTRA ALGUMAS ATITUDES NATURAIS.
a.       Prazer de estar na casa do Pai (Hb 10.25) “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
b.      Desejo de andar em novidade de vida (Romanos 6.4) “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Conclusão:
O melhor presente: Um jovem e bem-sucedido advogado disse: “O maior presente que já recebi foi uma pequena caixa de meu pai num natal. Dentro estava um recado que disse: ‘Filho, este ano eu lhe darei 365 horas, uma hora a cada dia depois do jantar. É sua. Falaremos daquilo que você quiser falar. Iremos por onde você quiser ir. Brincaremos o que você quiser brincar. Será sua hora!’. Meu pai não somente guardou aquela promessa”, disse o advogado, “Mas, a cada ano ele a renovou – e é o melhor presente que recebi na minha vida. Eu sou o resultado do tempo dele.

Nós somos o resultado não apenas do tempo, mas de tudo o que Deus, o nosso pai, empregou, investiu em nós... PAra que fôssemos seus filhos, o Pai investiu aquilo que Ele tinha de melhor, Seu Único, Santo e Perfeito Filho.
 O que daremos ao Senhor, em retribuição ao que já nos deu?

Aos pais, cabe o exemplo que o Pai Celeste nos dá de nos dedicarmos, nos darmos aos nossos filhos, com amor e inteiramente, de maneira incondicional, para que eles sejam o que Deus deseja e projetou que eles sejam...
Aos filhos, cabe honrar aos pais aqui na terra pois isso não apenas traz benção, mas glorifica ao Pai Celeste que está nos céu...
Aos filhos que já não contam mais com a presença de seus pais, cabe desfrutar da preciosa promessa que nosso bondoso Pai celestial nos proporciona. Salmos 27.10 “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
A todos nós, nos cabe em Cristo Jesus, desfrutarmos da benção da paternidade divina, honrando e glorificando ao Pai Celeste, não apenas pelos pais da terra, mas pelo bondoso Pai que o nosso Deus tem sido para nós. FELIZ DIA DOS PAIS!!

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: