quinta-feira, 3 de novembro de 2011

COISAS QUE NÃO SAEM DA MANEIRA COMO GOSTARÍAMOS






COISAS QUE NÃO SAEM DA MANEIRA COMO GOSTARÍAMOS

Leia 1Reis 19.9-13

Quem é que nunca se viu desanimado diante dos obstáculos que se interpõe entre nós e os nossos objetivos?
 
É bem verdade, que muitas vezes estamos cheios de alvos pessoais, metas, objetivos que podem não ter nada a ver com Deus e seu reino. É certo que se estivermos teimando e tentando perseguir algo que esteja fora dos propósitos de Deus, com certeza a frustração e a decepção nos aguardam.
Ou porque ficaremos frustrados se chegarmos o mais perto que seja do que estivermos buscando e perceberemos que isso não nos satisfaz.
Ou porque seremos interceptados por Deus em nossa trajetória para que corrijamos a nossa rota e nos voltemos para os Seus propósitos em nossa vida.
Mas o fato é que, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, com o nosso desejo ou sem ele, Deus fará com que nós nos voltemos para seus planos e metas concernentes a cada um de nós.
Quando entendemos que Deus tem algo para nós numa determinada direção, a nossa reação é começar a caminhar com destino ao alvo que nos é apontado pelo Senhor. Nesse caso, uma coisa que consciente ou inconscientemente pode passar em nossas mentes, é a idéia de que se estamos perseguindo e buscando as metas do Senhor tudo será fácil, as portas se abrirão automaticamente, e nenhum empecilho ou dificuldade surgirá para nos impedir na nossa jornada.
O profeta Elias era alguém com um chamado especial de Deus. Não apenas era um homem de Deus, mas um instrumento usado poderosamente para que os propósitos divinos se manifestassem na vida do povo de Israel. É possível e bem provável que Elias tivesse consciência das dificuldades que surgiriam em seu caminho ao querer fazer a vontade de Deus. Mas talvez não imaginasse que algumas dessas dificuldades seriam tão grandes, inesperadas e totalmente fora do seu controle.
Em nossas vidas muitas vezes, até temos a consciência de que as dificuldades estarão presentes, e que surgirão de maneira inesperada. Mas não nos damos conta de que embora não estejamos no controle, Deus está.
Quando as coisas parecem estar fora do nosso controle e parece que os planos que Deus nos deu irão se frustrar, temos a tendência de agir da nossa maneira e buscarmos por nossa conta uma solução para o problema ou fugirmos desesperadamente sem rumo.
Foi o que Elias fez. Ele teve uma vitória tremenda contra os 450 profetas de Baal. Deus ouviu e respondeu ao seu clamor mandando fogo do céu para consumir o sacrifício sobre o altar recém restaurado. Todo o povo que viu esta manifestação de Deus prostrou-se com o rosto no chão declarando que o único Deus é o Senhor.
Na cabeça de Elias, o problema estava resolvido. Ficou provado e constatado que o Deus verdadeiro, não era Baal e sim, o Senhor. Contudo, a rainha Jezabel, principal promotora da idolatria da nação e da adoração a Baal, não se intimidou nem um pouco. Pelo contrário, ela jurou pelos seus deuses que mataria o profeta Elias.
Quando Elias ficou sabendo disso, viu seu mundo desabar. Imaginou que todo o seu trabalho tinha sido em vão. Por mais que tivesse se esforçado e buscado com afinco fazer a vontade Deus, por mais que tivesse perseguido os alvos do Altíssimo, ele havia fracassado. E foi por isso, que mesmo depois de uma vitória extraordinária e uma manifestação incrível do poder de Deus, Elias, que havia vencido e dado cabo de 450 homens, com medo de uma única mulher,  fugiu temendo por sua vida.
Geralmente, a reação do profeta Elias é a mesma que nós temos quando achamos que as coisas estão fora de controle ou pelo menos, estão fora do nosso controle. As coisas não estão saindo do jeito que esperávamos e logo nos desesperamos e queremos desistir de tudo.
Foi preciso que Deus viesse ao encontro de Elias naquela caverna onde ele se encontrava e esclarecesse muitas coisas que o profeta não estava entendendo. Quando Deus pergunta a Elias: "Que fazes aí, Elias?", podemos até pensar será que Ele não sabia tudo o que estava acontecendo com o profeta?? É claro que sabia. Mas Deus faz esta pergunta para que o homem de Deus expusesse diante dele a sua frustração e pudesse ouvir o que também o Senhor tinha para lhe dizer.
Assim acontece conosco, muitas vezes adentramos em cavernas para as quais somos levados pela nossa própria maneira de pensar. 
Ex:
- É aquela pessoa da nossa família que reluta em crer no Senhor Jesus;
- É aquela crise conjugal que já dura anos e não sabemos como resolver;
- É aquele problema do trabalho aparentemente sem solução.
- É aquele problema de saúde nosso ou de alguém da nossa casa que nos faz ficar apreensivos.
- É aquela mudança repentina que aconteceu ou terá que acontecer e nós não sabemos como as coisas ficarão.

Enfim, são inúmeras as situações que não saem ou não acontecem como gostaríamos. Situações das quais não temos o controle. Situações que nos fazem entrar em cavernas de desespero, de desânimo, de frustração, de desilusão, de incredulidade, de decepção, de pecado, de apatia, de irreverência para com as coisas de Deus, de relaxamento espiritual, de infidelidade...
E é preciso que ouçamos a voz de Deus nos chamando e dizendo: "Que fazes aí, meu/minha filho(a)?".
E diante de tudo aquilo que temos feito para Deus. Na caminhada que temos trilhado com Ele e que o próprio Senhor tem nos proposto, faz-se necessário que continuemos fazendo o que Deus nos mandou fazer, por mais que as coisas não estejam da maneira como gostaríamos.
Por que? Porque quando agimos assim, estamos semeando o que Deus colocou nas nossas mãos para semear. E quanto a isso a palavra de Deus nos diz:
"Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" Eclesiastes 11.6

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: