“Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” 1João 3.13
“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” João 15.18-19
TODO MUNDO ODEIA O CHRIS, é um seriado de TV que conta a história de um adolescente negro chamado Chris. Por ser adolescente, negro, e viver em uma época (1980) e lugar (Bed-Stuy-bairro central do Brooklyn em Nova York) de grande preconceito racial, ele é vítima de toda sorte de perseguições. Ele sofre com o preconceito da professora. Ele sofre com o preconceito e perseguições dos colegas de escola. Ele sofre perseguição por um vizinho que todo dia lhe rouba dinheiro (Carinha que mora logo ali, me passa um dólar...). Ele é, de certa forma, explorado no trabalho e, como típico adolescente, sofre conflitos em casa, tem de lidar com as pressões juvenis, busca ter uma namoradinha, e ser 'descolado' com a galera...
A série faz questão de enfatizar, que tudo na vida do Chris parece não dar muito certo, na verdade, toda a trama do seriado gira em torno disso, todas as tentativas que ele faz para se dar bem parecem no final acabar frustradas. A maior parte do tempo, parece que o Mundo inteiro conspira contra o Chris, daí o nome do programa: Todo o mundo odeia o Chris. Até mesmo quando ele não tem culpa de nada, ele acaba sendo apontado como culpado.
Essa história parece que ilustra bem a condição real de todos os verdadeiros cristãos. Podemos dizer que todo o mundo (sistema pecaminoso) odeia os verdadeiros "cristãos". Todos aqueles que tem um fé genuína em Jesus, que passaram verdadeiramente pela experiência do novo nascimento, e que encontram-se com uma nova disposição para fazer a vontade de Deus serão odiados pelo mundo. Estamos no mundo, mas não somos desse mundo.
E a palavra do Senhor é clara: “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia”. Se nós pertencêssemos a este mundo certamente seriamos amados do mundo, mas porque já não fazemos mais parte desse sistema pecaminoso somos odiados pelo mundo. Isto porque antes de odiar a nós, o mundo odiou ao Senhor Jesus.
Mas devido ao fato de serem odiados pelo mundo, os cristãos verdadeiros estão sujeitos a todo tipo de perseguição, não como a do Chris, o menino do seriado, mas uma perseguição ferrenha e feroz. E isso é o que a Palavra já nos diz claramente: " (...) não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4.4).
Pelo mundo todo temos visto e ouvido o testemunho de inúmeros filhos de Deus que sofrem perseguição por confessarem o nome de Jesus. Homens e mulheres que sofrem discriminação religiosa, perseguições que põem em risco suas vidas e famílias, e muitas vezes acusações injustas e desleais.
Contudo, eles permanecem firmes porque consideram muito mais importante a amizade com Deus do que render-se a vontade desse sistema pecaminoso já declaradamente oposto a vontade de Deus.
Quanto a nós, resta-nos decidir: vamos buscar desenvolver essa amizade com Deus, amando-o e fazendo sua vontade a qualquer preço sendo alvos do ódio desse mundo ou vamos sucumbir diante das pressões desse sistema e virar as costas para o nosso Senhor e Salvador. Lembremo-nos: Amar ao mundo coloca-nos numa posição de inimizade para com Deus. Amar a Deus implica em ser odiado pelo mundo.
Por isso, ainda que sejamos vítimas das mais injustas e terríveis perseguições, alvos do mais declarado e destrutivo ódio por parte do mundo, busquemos com todo o nosso afinco sermos conhecidos como amigos de Deus. Pois, se Todo o Mundo Odeia o Cristão, Todo Cristão é Amado por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário