quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EXPERIMENTANDO A VONTADE DEUS

 EXPERIMENTANDO A VONTADE DEUS
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.1-2

Somos do Senhor. Fomos criados por ele e redimidos por ele. Somos dele por direito de criação e direito de redenção. Assim, por pertencermos ao Senhor somos convidados a buscar a vontade de Deus e experimentá-la em nossas vidas, comprovando o quão boa, perfeita e agradável ela é.
Ainda que não entendamos o agir de Deus e os caminhos pelos quais somos levados a percorrer, a Sua vontade para nós será sempre a melhor opção e o caminho mais seguro, seja nesta vida ou na que esta por vir. Mas para que experimentemos esta vontade que é boa, perfeita e agradável é necessário que aceitemos o convite da palavra.
Quando lemos a carta de Paulo aos Romanos, podemos perceber que do capítulo 1º até o 11º, o apóstolo tratou acerca da verdade cristã, ou seja, as doutrinas. Agora, a partir do capítulo 12, ele começa a parte prática. Ele fala da vida cristã, das conseqüências de se conhecer a verdade cristã.
Somos convidados a apresentar na prática tudo aquilo que sabemos referente a verdade cristã na forma de consagração e serviço a Deus.   Nos versículos 1 e 2, do capítulo 12, Paulo se dedica a falar de como é uma vida dependente da graça de Deus na prática e as atitudes que somos chamados a ter para atendermos ao convite do Senhor e assim provarmos a Sua vontade.
Quais são as atitudes que somos chamados a ter se de fato temos sido alcançados pela graça Deus?
1ª ATITUDE: OFERECER A TOTALIDADE DA NOSSA VIDA PARA O SERVIÇO DO REINO.
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." V.1
O que significa apresentar os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus?
Ao usar a palavra "corpo" Paulo refere-se a totalidade do nosso ser. Isto é, toda a nossa vida. Ao falar sobre sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, Paulo refere-se ao serviço que devemos prestar a Deus com toda a nossa vida.
"Mais que uma canção eu te darei. Pois apenas uma canção não é o que queres de mim. Queres meu coração."
O culto que realmente adora a Deus, não se restringe aos períodos que passamos na igreja, mas a todos os momentos da nossa vida, quando somos chamados a glorificar a Deus.
São todas as nossas atitudes e atos em louvor e adoração a Deus, culto que fazemos com a razão, com a emoção, com a vontade e com tudo o que somos.
Assim  somos chamados a apresentar a totalidade da nossa vida para o serviço do reino. Não existe meio termo. Não existe meio culto. Somos chamados a servir a Deus com todo o nosso ser. Este é o culto e a adoração que agrada a Deus e que Ele deseja.
Isto também é uma atitude de obediência. "Os sacrifícios de animais, oferecidos numa época anterior, tornaram-se obsoletos graças à oferta que Cristo fez por si mesmo. Mas sempre há lugar para o serviço divino prestado por corações obedientes. O serviço prestado por vidas obedientes é a única resposta razoável ou lógica à graça de Deus."
Um sacrifício vivo do corpo do crente, empregado sempre em atividades segundo a vontade de Deus.
Como podemos prestar culto a Deus com a nossa vida? Quais são aquelas atividades ou atitudes que devemos evitar e que não glorificam a Deus? Existe algo que estejamos fazendo e deveríamos deixar de fazer, ou quem sabe algo que não estejamos fazendo e deveríamos para que o Senhor fosse glorificado?
Exemplos de atitudes de oferecimento de nossas vidas como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus como culto racional: Ler a bíblia, orar, vir a igreja, cuidado com a religiosidade, com o legalismo, falar de Jesus a quem está ao nosso lado, estender a mão ao necessitado...

2ª ATITUDE: REJEITAR TODO MODELO CONTRÁRIO AO PADRÃO DE DEUS PARA NÓS.
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente," v.2

O que significa não nos conformarmos com este século?
Conformar quer dizer assumir a forma de alguma coisa. Quando Paulo diz para não nos conformamos com este século, ele está dizendo para não adotarmos os padrões, modelos e estilos que este mundo determina e adota.
Em nossos dias, temos visto muitos comportamentos que as pessoas, até mesmo crentes tem dito, é normal. Mas não podemos aceitar tal afirmação como verdadeira. Inúmeros padrões de comportamento, estilos de vida que temos visto e tem sido dito serem normais, não o são. Na verdade, são comuns, normal é o padrão que Deus estabeleceu para nós.
Somos chamados a rejeitar todo modelo de vida contrário ao padrão de Deus para nós.
O que significa transformar-se pela renovação da nossa mente?
O cristão verdadeiro, aquele que já teve um encontro genuíno com Cristo, que já teve contato com a graça de Deus, este se encontra em constante transformação. Ele foi transformado por ocasião do seu encontro com Cristo, e continua a ser transformado pela graça do Senhor. E as ferramentas que o Senhor usa para completar esta transformação são: a palavra de Deus e a atuação do Espírito Santo em contato com a vida do pecador.
Quando fechamos a nossa mente para os padrões mundanos e abrimo-la para a palavra de Deus, passamos a provar e a experimentar nítida e visivelmente a transformação que Deus tem para nós. Começando pela renovação da nossa mente.
Muitos paradigmas que temos são quebrados e a nossa mente é renovada pelo Senhor.
Certa vez, assisti na internet um vídeo contendo o testemunho de uma menina que tem uma doença rara. Bolhas que estouram por todo o seu corpo. Ela não fica se lamentando mas abriu sua casa para pregar a palavra de Deus. Quando olhei alguns comentários no site a respeito do vídeo, um me chamou a atenção. Alguém criticava o vídeo dizendo que aquilo não era um testemunho e sim um 'tristemunho' (sic), e no comentário a pessoa mandava que a garota fosse até uma certa denominação, dita evangélica, para receber a cura pelas mãos de um suposto servo de Deus, um tal apóstolo.
Certamente, uma pessoa que escreveu algo assim esta presa ao paradigma da confissão positiva. Assim como este cidadão, existe muita gente boa, muitos crentes, presos a diversos paradigmas. Pensamentos, estilos de vida, coisas que podem até não ser pecado, mas, no mínimo, os tem impedido de provar a vontade de Deus.
É necessário que estes sejam transformados pela renovação da sua mente. Que nós busquemos a cada dia ter a mente de Cristo, pois somente assim provaremos a transformação que nos enquadrará na Santa vontade de Deus para nós. 
Como? Confrontando a nossa vontade, mentalidade, pensamentos, estilos de vida, paradigmas com a palavra de Deus.

Por fim, A CONSEQUENCIA DESTAS ATITUDES: EXPERIMENTARMOS A VONTADE DE DEUS.
"para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." v.2
Somos convidados através destas atitudes como conseqüência,  experimentarmos a vontade de Deus para nossas vidas.
O que significa experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós?
Quando apresentamos a totalidade da nossa vida em adoração a Deus e buscamos uma vida de conformidade com o padrão de Deus, inevitavelmente, experimentaremos a vontade do Senhor para nossas vidas. Esta vontade é descrita como sendo boa, perfeita e agradável.
Quando buscamos ter a nossa mente renovada pela palavra de Deus, andamos de acordo com aquilo que Ele deseja, a conseqüência inevitável é experimentarmos os efeitos de sua vontade para conosco.
Não existe satisfação maior do que uma vida que se encontra no centro da vontade de Deus. Quando entendemos o propósito de Deus para nós e nos enquadramos em seu querer, experimentamos o quão boa, perfeita e agradável é esta vontade.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: