quinta-feira, 10 de março de 2011

DO FRACASSO PARA O TRIUNFO


Leia Filipenses 1.12-26

 Como você encara as adversidades e os problemas da vida? De que forma você avalia as coisas que já viveu e aquilo que esta vivendo? Como você aguarda o futuro?

Quando olhamos para a vida do apóstolo Paulo, especialmente neste texto escrito aos filipenses, podemos perceber que Paulo olha para a sua vida não da sua própria ótica, mas da ótica de Deus. E essa forma de olhar para a sua vida o leva a fazer uma leitura excepcional de seu passado, presente e futuro.

Ele nos desafia a fazermos o mesmo em nossas vidas e assim sermos conduzidos, por Deus, do fracasso para o triunfo. Ser conduzido por Deus do fracasso para o triunfo significa analisar todas as situações que vivemos, estamos vivendo e viveremos sob a ótica do Senhor. Isso nos leva as 3 atitudes.

1ª) Lembrar o passado com gratidão

A atitude de Paulo com relação às coisas que lhe aconteceram não é amargurada, raivosa, melancólica. Nem tampouco o apóstolo se recorda de alguma experiência boa com um sentimento saudosista, como se Deus não pudesse promover mais nada de bom, ou fazer mais nada novo. A atitude de Paulo é de gratidão para com Deus por todas as coisas que lhe aconteceram.

Ele é grato tanto pelas coisas boas como pelas ruins porque ele sabe que em todas elas o propósito de Deus estava presente e o Senhor estava no controle de todas elas. Como será que temos lembrado o passado? Paulo nos desafia a lembra-lo com gratidão a Deus.


2ª) Encarar o presente com alegria

A atitude de Paulo com relação ao seu presente também é algo que deve falar muito conosco. É preciso antes de tudo lembrar que Paulo não está de férias, na praia, nem desfrutando de um momento muito agradável. Ele encontra-se preso, em Roma, e não sabe o que poderá lhe acontecer.

Mas mesmo diante da adversidade, Paulo demonstra uma alegria empolgante porque ele reconhece que suas cadeias tem contribuído para o progresso do evangelho. Não apenas ele pode pregar o evangelho a toda guarda pretoriana e a todos em Roma, mas sua prisão tem contribuído para estimular outros irmãos a pregar o evangelho.

Por isso, Paulo se alegra e encara o presente com grande alegria. Somos também desafiados a encarar o presente com a mesma alegria. Certos de que todas as coisas estão no controle de Deus e que estas poderão servir juntamente conosco aos propósitos do Senhor.

3ª) Aguardar o futuro com esperança

A atitude de Paulo com relação ao futuro e às suas expectativas é de esperança. Sua esperança não é uma esperança melindrosa, pessimista, mas otimista. Esta esperança é a esperança cristã.

Muito embora ele saiba que tudo pode lhe acontecer, que ele pode tanto morrer quanto viver, ou continuar a sofrer pelo nome de Jesus, Paulo aguarda o futuro com esperança certo de que as coisas irão melhorar.

Ele não se importa com a sua vida, pois a esperança que tem é maior que ela. Ele afirma que vivendo, mesmo em meio ao sofrimento, esse seu viver é Cristo e o morrer, lucro. Ele chega a ficar indeciso. Não sabe se seria melhor viver e continuar sendo usado por Deus para o progresso do evangelho ou melhor morrer para estar com Cristo. Por fim, ele afirma, estar com Cristo é incomparavelmente melhor.

No entanto, Paulo aguarda o futuro com esperança, otimista de que as coisas irão melhorar. Essa é a esperança cristã. Quando aos olhos do mundo e até mesmo aos nossos olhos parecer que dará tudo errado, aos olhos de Deus as coisas estarão mais acertadas do que nunca. Com qual expectativa você aguarda o futuro?

O cristão é desafiado constantemente pelo Senhor a olhar para todas as coisas, não da sua própria ótica, mas da de Deus. Somos exortados pelo exemplo do apóstolo Paulo a lembrarmo-nos do passado com gratidão a Deus, encararmos o presente com alegria e aguardarmos o futuro com esperança.

Muitas vezes o triunfo que aguardarmos pode ser um completo fracasso e o que consideramos fracasso aos olhos de Deus pode ser um grande triunfo. O que nos mostrará a diferença é olharmos para as circunstâncias com os olhos do Pai.

Que o Eterno nos abençoe e através da prática dessas atitudes sejamos conduzidos pelo Senhor, do fracasso para o verdadeiro triunfo em Deus, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: