quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE

E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.Mateus 13.57

É muito comum ouvirmos esse dito de Jesus sendo usado para explicar e até mesmo justificar o fato de alguns não darem crédito ou não ouvirem a palavra de alguém que está bem próximo ou como podemos chamar alguém que “é de casa”. Esta expressão, comumente vem acompanhada de um certo chavão bem conhecido: “santo de casa não faz milagre”.

Contudo, antes de nos valermos desses dizeres como uma máxima justificadora do fato de não darmos ouvidos ao que Deus muitas vezes está continuamente nos falando, é preciso que entendamos o que verdadeiramente Jesus estava dizendo quando proferiu estas palavras.

Jesus não estava abrindo um precedente ou fornecendo uma boa desculpa para ser usada por aqueles que insistem em não dar ouvidos a voz de Deus. O que o Mestre estava fazendo era denunciar aberta e duramente a incredulidade do povo de Nazaré. A este povo faltava-lhes a sensibilidade para ouvir a voz de Deus por intermédio de seu profeta.

“Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa”. Quando estamos diante dessa afirmação usada como “máxima”, devemos nos questionar sobre o seguinte: O profeta deixou de ser profeta por não ser honrado em sua terra? O erro está no profeta em ser profeta numa terra onde não é honrado ou naqueles que não o honram como profeta? O fato de usarmos essa máxima nos livra das conseqüências provenientes de nosso pecado em não dar ouvidos a voz de Deus?

É bem verdade também que vivemos uma realidade hoje, em que existem muitos “profetas”, que se intitulam como homens e mulheres de Deus e que, na verdade, são falsos profetas. É interessante lembrar que, antigamente, o critério para se avaliar se alguém era profeta ou falso profeta era o seguinte: Tomava-se, por exemplo, cem profecias ditas por um suposto profeta. Se apenas uma, destas cem profecias, não se cumprisse, o indivíduo era declarado falso profeta.

Hoje, acontece, praticamente, o contrário: vem alguém, que se diz profeta de Deus, diz cem palavras “proféticas” e se, apenas uma, se cumprir: ele é declarado profeta de Deus.

Contudo é preciso salientar que a palavra do verdadeiro profeta de Deus não está comprometida em agradar aos ouvidos de ninguém ou a quem quer que seja, senão em proclamar a vontade Deus que está em perfeita sintonia com a sua palavra.

Que Deus nos abençoe e toque em nossos corações nos concedendo sensibilidade para discernirmos a Voz de Deus em meio a tantas vozes, fé para crermos em sua Palavra e a obediência para fazermos sua Vontade.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: