terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UM PEDIDO INIGUALÁVEL PARA UMA JORNADA SEM IGUAL

Passamos recentemente pelo réveillon. Época em que quase todos fazem os seus votos, promessas, traçam seus objetivos para o próximo ano. Quase sempre colocamos diante de nós as nossas necessidades e aquilo que gostaríamos de receber/ganhar. Colocamos as coisas que consideramos indispensáveis para a nossa caminhada.
Se você fosse pedir algo, o que pediria? Se você considerasse algo essencial para uma caminhada bem-sucedida em 2012, o que você pediria?

UM PEDIDO INIGUALÁVEL PARA UMA JORNADA SEM IGUAL
A necessidade mais premente para uma caminhada vitoriosa em 2012. O que todos nós precisamos não se encontra em livros, universidades, no Google, mas na pessoa do nosso Deus.
A Bíblia conta a história de um homem em que Deus veio ao seu encontro e lhe disse que ele poderia pedir o que quisesse. Ele poderia ter pedido riquezas, sucesso, longevidade, a morte de seus inimigos... No entanto, este homem pediu apenas uma coisa: SABEDORIA.
Salomão pediu e recebeu uma dádiva inigualável e teve uma jornada singular pela vida. Ele tornou-se o homem mais sábio de todos os tempos.
Tiago diz que se alguém necessita de sabedoria peça a Deus que a todos liberalmente. O livro de provérbios nos convida a buscar insistente e diligentemente a sabedoria.
A sabedoria verdadeira não é adquirida nas escolas, nas bibliotecas, nos livros, nas universidades. A sabedoria verdadeira não é um software, um hardware, um programa de computador, uma informação encontrada na internet. Não é algo que você acha no Google. Mas a palavra de Deus que é onde também podemos encontrar a verdadeira sabedoria nos diz que ela vem do alto, ela vem de Deus.
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5


EM BUSCA DA VERDADEIRA SABEDORIA

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." Pv 1.7

Como conseguí-la? Como obter esta sabedoria verdadeira para nossas vidas?
1.    Pedindo a Deus sabedoria


"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;"
Pv. 2.6


2.    Buscando insistentemente a sabedoria
"O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento" Pv. 4.7
"Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma." Pv. 2.4,5,10
3.    Dando o valor devido a sabedoria
"Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Pv 8.11
Com esta sabedoria poderá:
- O pai de família, ter condições de liderar a sua esposa, educar seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor;
- A esposa, ser submissa ao marido dando-lhe o respeito e honra devidas, auxiliando-o em todas as coisas, e sendo uma excelente dona de casa;
- A mãe, poderá ser uma fonte de amor e carinho para seus filhos criando-os e ensinando-os no caminho em que devem andar, para que quando forem velhos não se desviem dele;
- Os pais, amarão e educarão seus filhos com todo amor, disciplinando e amando sem provocá-los a ira;
 - Os filhos, poderão respeitar seus pais sendo-lhes obedientes e honrando-os para que desfrutem da benção de uma vida longeva;
- O estudante, poderá ser aplicado aos seus estudos, esmerando-se naquilo que faz tornando-se mais tarde um profissional exemplar e uma benção para a sociedade;
- O funcionário, poderá servir a empresa ou ao patrão como se servisse ao Senhor, não à vista como que para agradar a homens mas de coração agradando a Deus e dando testemunho da verdade;
- O homem e a mulher de Deus, poderão conduzir-se de maneira a ser um testemunho vivo para a sociedade da verdadeira transformação que o evangelho pode fazer no ser humano;
- O chefe, patrão, poderá administrar bem os seus negócios pagando aquilo que é justo aos seus empregados, e não explorando os seus subordinados mas dando a estes o que lhes é devido, despertando assim temor do Senhor e admiração;
- A criança, poderá ser uma fonte de alegria e vigor no lar, na escola, na igreja, aprendendo com alegria o caminho do Senhor e crescendo em graça e conhecimento do Senhor Jesus Cristo;
A sabedoria é o melhor pedido e uma das melhores dádivas que podemos receber de Deus.
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: