segunda-feira, 30 de julho de 2012

ATITUDES DIANTE DA OBRA DE DEUS EM NÓS

SOMOS TODOS LEPROSOS...

Lucas 17.11-19


17.11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.
17.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,
17.13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
17.14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
17.15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
17.16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
17.17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
17.18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
17.19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Ouvi por esses dias, um pregador usando esta ilustração para falar sobre o poder do pecado e a nossa total incapacidade em nós mesmos de lidar com ele. O pregador contava a respeito dos diferentes tipos de lepra. Ele havia trabalhado em um leprosário e fazia uma classificação dos diferentes estágios que a lepra atingia no corpo de uma pessoa. Ele dizia que se trouxesse alguém num estágio mais avançado, quando chegasse no estacionamento da igreja todos sentiriam o mal-cheiro. Se ele pusesse o enfermo diante da igreja, seria possível que alguém tentasse remediar a situação. Talvez comprasse a seda mais cara e mais fina e envolvesse a pessoa nessa seda. Contudo, não demoraria muito a seda grudaria no sangue e na pele do doente e sua aparência e estado ficariam até piores.

Pois bem, este exemplo ilustra muito bem o que nossos esforços podem fazer para resolver o problema do pecado: NADA!

Precisamos ser gratos a Deus pela sua obra em nossas vidas. Precisamos agradecer pelo que Jesus fez por nós na cruz do Calvário. Quando por meio de sua morte, derramamento de Seu sangue, Ele nos deu a possibilidade de ficarmos limpos de nosso pecado, sermos curados de nossa lepra e estarmos em comunhão com Deus desde agora e para sempre.

Esta é a obra de Deus operando e atuando em nossas vidas. Porém, é possível que mesmo diante do que Deus tem feito em nossas vidas, nós não nos apresentemos ante a Ele com a atitude correta em nossos corações. É bem possível e provável que nós não tenhamos atitudes condizentes com a obra que Deus tem feito em nossas vidas.

ATITUDES QUE DEVEMOS E QUE NÃO DEVEMOS TER DIANTE DA OBRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.

I - OS NOVE INGRATOS NOS MOSTRAM ATITUDES QUE NÃO DEVEMOS TER DIANTE DA OBRA DE DEUS EM NOSSA VIDA.

1. VALORIZAÇÃO MAIS DA FORMALIDADE DO QUE DE JESUS.

Os dez clamaram a Jesus. Os dez foram atendidos. Nove não desejaram nenhum relacionamento com Jesus. Apenas um percebeu que fora curado e retornou, glorificando a Deus, prostrando-se (atitude de um adorador) diante de Jesus e agradecendo-lhe.

Tem muita gente boa achando que tem a atitude correta de um adorador, enquanto está servindo a religiosidade do seu umbigo e não ao Deus vivo e verdadeiro. Ao Deus que deve ser adorado em espírito e em verdade...

Nove continuaram com a lepra da alma, um se viu livre da lepra do corpo e da alma. Nove eram do povo escolhido de Deus, um era do povo estrangeiro, considerado impuro, samaritano... No que nós, presbiterianos nos assemelhamos a estes nove leprosos?

Qual a atitude que devemos ter? Em quem devemos ter nosso foco? Com certeza o nosso foco não deve estar na tradição, no tradicionalismo, mas em Jesus e em sua Palavra.

2. INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL.

É possível, que os nove estavam tão focados nas tradições e na religiosidade que nem notaram a cura que havia sido operada em sua vida. "Tem gente que já recebeu o milagre e nem nota”.

Muitas vezes, devido as lutas e as adversidades, ou mesmo por focarmos naquilo que não deveríamos, tornamo-nos insensíveis. E a benção pode estar muito mais perto do que imaginamos, ou quem sabe, já até chegou, e nós nem notamos.

Assim acontece com muitos. Muitos já receberam tanto, e não notam e também não agradecem... Isso pode acontecer também conosco.

3. INGRATIDÃO.

A INGRATIDÃO REVELA FALTA DE CONSCIÊNCIA DA AÇÃO DIVINA.É preciso prevenir-se quanto ao pecado da ingratidão, pois, ela revela a nossa falta de consciência quanto ao que o Senhor tem feito. Quando colocamos os olhos no agir de Deus em nossas vidas, desenvolvemos melhor a gratidão.” Revista Crescendo em Santidade

MINHA GRAMA É MAIS VERDE
Certo homem encontrou-se com um amigo, que era um grande e reconhecido poeta, e pediu-lhe: - Olá, meu amigo... Que bom encontrá-lo. Estava pensando justamente em você. Vou vender o meu sítio, que você conhece tão bem. Poderia redigir para mim o anúncio do jornal?

O poeta, prontamente, apanhou o papel e escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".

- Ficou ótimo, meu amigo. Eu sabia que ninguém poderia fazer um anúncio melhor que você. Obrigado. Meses depois, os dois se reencontraram e o poeta perguntou ao homem se já havia conseguido vender o sítio.

- Nem pense mais nisso, meu amigo. Quando cheguei em casa e li o anúncio para a minha esposa, descobrimos que somos donos de um pequeno paraíso.

Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.Salmo 9.1

Como conseqüência, eles não ouviram naquela oportunidade a palavra de salvação de Jesus, como o leproso samaritano ouviu.

II - O LEPROSO SAMARITANO NOS MOSTRA ATITUDES QUE DEVEMOS TER DIANTE DA OBRA DE DEUS EM NOSSA VIDA.

1. O leproso samaritano preferiu a presença de Jesus.

A cumprir com as formalidades que agradariam aos homens, ele preferiu dirigir-se a presença de Jesus. Esse ex-leproso importou-se mais em estar na presença de Jesus do que em cumprir as formalidades da lei cerimonial.

O que acontece quando damos mais valor às formalidades do que a Jesus? Com certeza, não há muito contentamento nem muita satisfação. Não desfrutamos da vida em abundância que ele tem para nós.

Porém, quando nos aproximamos de Jesus preferindo a sua presença a qualquer outra coisa que até consideremos importante, somos agraciados pela sua luz enchendo o nosso ser e a sua glória inundando a nossa alma.

Será que em nosso dia-a-dia temos preferido estar na presença de Jesus?

2. O leproso samaritano focou na gratidão a Jesus.

A palavra nos diz que: “[O leproso] vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.” (v.15-16).

Esse leproso samaritano nos ensina a preciosa lição concernente a gratidão. Se quisermos agradar a Deus com a atitude certa é preciso que sejamos agradecidos.

O salmista parece que conhecia muito bem esta lição porque no Salmo 103.1-2 ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

MANTENHA SEU SENSO DE GRATIDÃO

O escritor Philip Yancey escreve: "Na minha primeira visita ao Parque Nacional de Yellowstone, multidões de turistas cercaram o gêiser Old Faithful, com câmeras já engatilhadas como armas, enquanto um grande relógio digital previa a próxima erupção. Estávamos na sala de jantar da pousada que dava para o gêiser quando o relógio mostrou que faltava um minuto para o evento. Então, junto com todos os outros que estavam comendo, corremos para a janela para ver o grande acontecimento. Fazíamos 'oh' e 'ah' e clicávamos nossas câmeras; alguns até aplaudiam. Mas olhando para trás percebi que nenhum dos garçons ou dos atendentes se incomodaram em sequer olhar para cima. O Old Faithful havia se tornado tão familiar que não conseguia mais impressioná-los".

Na verdade, nossos dias devem ser cheios de gratidão. Ela deve ser o resultado permanente de olharmos e enxergarmos além de cada bênção sua fonte infalível, o Senhor. O amor, a fidelidade e a misericórdia de Deus já estão operando quando os nossos olhos se abrem todos os dias.

3. O leproso samaritano teve atitude de verdadeiro adorador.

A palavra de Deus nos diz que: “[O leproso] vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.” (v.15-16).

Dando glória a Deus... reconhecendo a quem pertence a glória e o mérito do que aconteceu. Será que temos reconhecido e dado toda a glória devida a Deus?

Prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus... rendeu-se entregando-se inteiramente em reconhecimento ao que Deus fez em sua vida. Será que temos entregue ao Senhor tudo aquilo que lhe é devido?

Como conseqüência de tudo isso, o leproso samaritano ouviu as palavras da salvação de Jesus que os outros não ouviram.

Quem prefere Jesus, tem salvação, cura da alma, privilégio de adorar a Deus.

Assim como não temos condição de lidar e resolver o problema da lepra, mesmo se usarmos a melhor seda. Não temos em nós mesmos condição nenhuma de resolvermos o problema da lepra espiritual chamada pecado.

No início, os dez leprosos estavam de longe. Depois da cura, os nove continuaram ainda mais distantes, apenas um teve o privilégio de se aproximar de Jesus, o adorar... e ... ouvir do Mestre as palavras da salvação.

Ele achou mais importante agradecer a Jesus pela cura do que cumprir com as formalidades da lei. Não que a lei não fosse importante, mas ali estava quem era maior que a lei, o próprio legislador.

Muito mais interessante do que as bênçãos temporais de Deus nesta vida, são as bênçãos eternas e para a eternidade. A presença de Jesus é muito mais importante do que a cura física. Não adianta nada ser curado de lepra no corpo, e continuar com a lepra na alma.

Por isso, que a exemplo do ex-leproso samaritano, dirijamo-nos a Jesus com a atitude certa em nossos corações: - Preferindo sua presença, - Com Gratidão, - Atitude de verdadeiro adorador.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: