sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SOLDADOS DESCONHECIDOS

SOLDADOS DESCONHECIDOS
Leia I Reis 19 e 20
No dia 28/11, comemora-se o dia do soldado desconhecido. Não sei qual a razão desta data, mas logo se pensa em todos aqueles soldados que partiram para a guerra e lá perderam as suas vidas batalhando por seu país, sua causa, e cuja identidade permanece no anonimato.

Exatamente neste dia, estava lendo a palavra do Senhor, no primeiro livro de Reis, capítulos 18 a 20, texto que nos fala acerca dos feitos do profeta Elias. Elias pode ser considerado como um notório soldado de Deus, devido a toda a sua ação em prol da causa do Senhor dos Exércitos.

Ele orou e por três anos e meio os céus não deram chuva. É ele também quem vai desafiar os 450 profetas de Baal e na força do Senhor obtêm uma vitória esmagadora sobre seus opositores. Mais tarde, ele ora mais uma vez, e, depois de 3 anos e meio, com seca, os céus mais uma vez dão chuva.

Então, ameaçado pela rainha Jezabel, ele foge e se esconde em uma caverna. Lá neste lugar, ele pede a morte, pois se sente sozinho e desamparado. Contudo, Deus lhe responde dando-lhe alento e dizendo também que ele não está sozinho. Junto com ele, em Israel havia sete mil que também não tinham dobrado os seus joelhos ante a Baal. Mais tarde, vamos encontrar na palavra de Deus, o relato de que Deus dava a vitória ao rei Acabe contra o exército da Síria, através de sete mil que estavam em Israel (I Reis 20:15).

O mais provável, é que nem em toda a Bíblia conseguiremos encontrar o nome destes soldados desconhecidos. Mas o fato é que mesmo sem nome, mesmo no anonimato, eles permaneceram fiéis ao Senhor dos Exércitos. E a conclusão que chegamos ao ler o texto e que somos levados a crer, é que o rei Acabe pôde obter a vitória, Deus deu a vitória a ele, por amor desses sete mil que não se dobraram ante a Baal.
Muitas vezes, na vida nos sentimos sozinhos, desamparados e esquecidos. E realmente, podemos estar assim por parte dos homens, mas se continuarmos fiéis a Deus, nós nunca o estaremos por parte do Senhor dos Exércitos.

Esses sete mil, não tinham um nome, mas certamente foram lembrados por Deus. Eles passaram desapercebidos diante dos homens, diante de Elias, mas não diante do Senhor dos Exércitos. Eles podiam ser, como nos diz a expressão comum, “mais alguns rostos no meio da multidão”, mas, certamente assim não o eram diante de Deus.

O fato é que Deus levou em conta a fidelidade deles e abençoou toda a nação pela instrumentalidade destes soldados desconhecidos. Soldados desconhecidos diante dos homens, mas bem conhecidos por Deus. Ainda que você seja desconhecido dos homens, continue fiel ao Senhor, crendo em Jesus e saiba que você nunca estará no anonimato diante de Deus.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: