sexta-feira, 30 de julho de 2010

4 VERDADES QUE PODEM MUDAR A VIDA DE UMA PESSOA

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3.16

João 3.16 talvez seja uma das passagens mais conhecidas da bíblia. Isso, se não for a mais conhecida. Mas poucos sabem que esse pequeno versículo encerra 4 verdades que podem transformar para toda a eternidade a vida de uma pessoa.

1. A primeira verdade diz que “Deus amou”

Nessa pequena expressão encontramos a sublime descrição da graça divina. Deus amou. Mas, Deus amou o que? A palavra diz que Deus amou o mundo... Podemos colocar no lugar da palavra ‘mundo’ o nosso nome... Diz a palavra que Deus amou a mim e a você. Deus nos amou e esse amou não é simplesmente um “amou” de alguém que um dia amou e hoje não ama mais, mas é a expressão de alguém que amou e ama com amor eterno.

De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.Jeremias 31.3

A grande verdade para nossas vidas que nos traz alegria e felicidade é que Deus nos ama com amor eterno e incondicional.

2. A segunda verdade diz que Deus “deu seu Filho único”

Mas o fato de ter Deus nos amado e nos amar, não ficou apenas nisso. O amor de Deus o levou a agir em nosso favor, e o fez enviar o seu Filho único para morrer pelos nossos pecados. Jesus morreu a nossa morte para que vivêssemos sua vida. Através da morte de Jesus, nós, que estávamos completamente separados de Deus por causa dos nossos pecados, somos reconciliados com Ele.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”(2Coríntios 5.18-19)

Deus mandou Jesus para que morresse em nosso lugar e pagasse a dívida que nós tínhamos para com a justiça divina. Quando Jesus morreu pendurado na cruz do calvário, ele pagou pelos nossos pecados e assumiu o castigo que nós merecíamos.

Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.Isaías 53.5-6

A grande verdade para nossas vidas é que Jesus fez o que nenhum de nós poderia fazer por nós mesmos, morreu em nosso lugar pagando pelos nossos pecados e satisfazendo a justiça divina.

3. A terceira verdade diz que Deus “não permite que quem crê em seu filho morra espiritualmente”

Ao crer em Jesus somos livres da morte eterna e de toda condenação a que estávamos sujeitos devido aos nossos pecados. O propósito para o qual Jesus morreu pelos nossos pecados é assegurar que quem cresse nEle tivesse total e perfeito perdão e livramento da condenação.

A palavra de Deus nos diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23), “o salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23) e ainda: “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9.27).

Ainda que passemos pela morte física, se crermos em Jesus, Deus jamais permitirá que provemos a morte espiritual que é estar eternamente separado de Deus. Morrer sem crer em Jesus, é comparecer diante de um tribunal como um criminoso confesso e sem um advogado... É condenação na certa. É morte eterna. É perecer por toda a eternidade no inferno.

Morrer crendo em Jesus, é estar absolvido e livre de qualquer condenação. "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1).

A grande verdade para nossas vidas é que Deus não permite que quem crê em Jesus morra eternamente porque através do sacrifício de Jesus somos declarados justos e somos perdoados.

4. A quarta verdade diz que Deus “nos dá a vida eterna”

Se por um lado somos livres da morte eterna, ao receber Jesus em nossas vidas como nosso Salvador pessoal, recebemos da parte de Deus, a vida eterna, o que significa que quando esta vida se acabar viveremos para sempre na presença de Deus. E mais: para começarmos a desfrutar da presença de Deus, dos resultados desta vida eterna não precisamos esperar a morte, podemos começar ainda nesta vida.

Embora, ainda nessa vida, não vivamos em total plenitude na presença de Deus, podemos relacionar-nos com ele, pois ao estarmos em Cristo somos considerados filhos de Deus. A palavra de Deus nos diz que a todos quantos o receberam (a Jesus, o filho de Deus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que crêem em seu nome (João 1.12).

Esse relacionamento que Deus quer ter conosco é algo maravilhoso que nos dá razão de viver, alegria e que preenche o vazio de nossa alma. Mas ainda não é tudo, pois na eternidade será ainda melhor.

A grande verdade para nossas vidas é que Deus tem um projeto maravilhoso para nós, para que desfrutemos de um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. Esse projeto é chamado: vida eterna.

Como você pode ver essas verdades estão relacionadas uma com as outras e elas serão realidade em nossas vidas se crermos em Jesus Cristo e em seu sacrifício na cruz em nosso lugar.

Deus nos abençoe e, caso ainda não tenhamos recebido a Cristo, que o façamos ainda hoje. Confessemos arrependidos a Deus os nossos pecados, confessemos a Jesus como filho de Deus e que cremos em seu sacrifício por nós.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.Romanos 10.9-11

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: