sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O que é Natal?

"O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz." Isaías 9:2

Natal é um símbolo do cumprimento das promessas e da fidelidade de Deus para com a humanidade. Um dia, quando Adão pecou, houve uma separação entre o homem e Deus. No entanto, mesmo no pecado e separado de Deus, há no coração do homem uma necessidade por Deus, pois para tal fim foi o homem criado, para glorificar a Deus e desfrutar de sua presença.


O homem por si só, não pode fazer nada para se achegar novamente a Deus. O homem encontra-se atolado no pecado, morto espiritualmente e condenado ao inferno. Não há nada que possa fazer. Por si mesmo, não há esperança! Mas para a glória de Deus e alegria nossa, uma esperança é levantada. Aquilo que o homem não pode fazer por si mesmo, Deus o faz por ele. Para o homem que estava perdido e sem esperança, mergulhado em trevas espessas, resplandece-lhe uma luz! Essa luz que surge como um raio de esperança é Jesus, a própria encarnação do Deus vivo, o filho do Altíssimo.

Ele deixa a sua glória de unigênito do Pai, esvazia-se de si mesmo, e assume a forma humana. Toma parte de nossa fragilidade e natureza, se expõe às nossas fraquezas e tentações, sem, contudo, pecar. O grande Rei dos reis, Senhor dos Senhores, vem ao mundo.

Diferentemente, da forma como se esperava, este Rei não é como os outros. Não se encontra nos palácios, deitado em berços de ouro, ao lado de nobres e grandes. Antes, pelo contrário, este grande Rei, a esperança de um povo outrora perdida, nasce em uma manjedoura, em meio a alguns animais. Humilde, simples, mas com um destino glorioso.

Aquela criança vem trazer aquilo que há muito é anseio no coração e na vida do ser humano. Sua nobre missão é salvar o povo de seus pecados, reabrir o caminho para o Pai, fazer resplandecer e tornar manifesta a justiça de Deus.

Por isso, respondemos: o que é Natal? Natal é esperança, alegria, encontro com Deus, perdão, reconciliação, doação! Natal é abrir mão de nós mesmos para servir ao próximo, é proclamar a salvação de Deus, é dizer que Deus veio ao encontro do homem, é ter o coração repleto de Cristo! É dizer que para um mundo desesperado, ainda há esperança! É dizer para o mundo que dorme nas trevas da sombra da morte, que já resplandeceu a luz da vida que nos desperta para Deus!

Natal é novo nascimento, novidade de vida, é esvaziar-se de si mesmo para ser cheio de Deus! É amor, compaixão, misericórdia, graça, paz, alegria, felicidade! É ser preenchido com a alegria indizível da salvação! É ser tomado de graça para todos os dias dizer que o Deus-menino veio ao mundo e a presença de seu Espírito habita em nossos corações confirmando a nossa filiação em Deus.

Natal é Jesus! Natal sem Jesus não é natal! Natal é saber que um dia estávamos mortos para Deus, mas agora morremos para o pecado e viveremos, em Cristo, desde já, eternamente para Deus. Natal é vida! Por isso, celebre a vida! Celebre a Jesus!

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: