sábado, 21 de janeiro de 2012

Vencendo o desânimo

Vencendo o desânimo
"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, senão desfalecermos."Gálatas 6.9
Vamos meditar um pouco sobre essa arma que tem sido constantemente usada contra nós, suas causas e como podemos vencê-la.
Conta-se que certa vez, o diabo resolveu fazer uma exposição e um leilão das armas que ele usava para tentar destruir os cristãos. Lá estavam diversas armas poderosíssimas: fofoca, contenda, pornografia, sensualidade, etc e etc. Bem no meio da exposição e com um destaque especial encontrava-se uma arma toda gasta e velha. Ao ser perguntado sobre esta arma, o diabo disse que ela não estava à venda e mesmo se estivesse seria a mais cara de todas.
Sabe qual é o nome dessa arma? Ela chama-se desânimo!
É o desânimo que muitas vezes faz com que deixemos de orar. É o desânimo que muitas vezes impede as pessoas de perseverar na caminhada cristã. É o desânimo que, muitas vezes, nos faz desistir de ministérios que Deus tem colocado em nossas mãos. É o desânimo que nos impede, muitas vezes, de vir à igreja. É o desânimo que nos faz deixar de lado a palavra de Deus. E por aí vai.
Não é apenas o desânimo que contribui para que deixemos de fazer todas estas coisas e muitas outras para Deus. Existem muitos outros fatores, mas o desânimo é o mais freqüente. Ele nos toma de assalto e nos faz ficar prostrados ante ao que Deus tem reservado para nós.
Vamos meditar um pouco sobre essa arma que tem sido constantemente usada contra nós, suas causas e como podemos vencê-la.
1. Causas
I. Cansaço. Quando estamos cansados, estamos mais propensos a desanimar. Achamos que estamos sozinhos, que ninguém se importa conosco e com nossa dificuldade. Vemos pequenos contratempos como problemas enormes e desanimamos diante das circunstâncias. Ex: Profeta Elias

II. Perda da visão. Ao iniciarmos alguma coisa, especialmente aquilo que julgamos ser para Deus, começamos geralmente com um alvo estabelecido, uma expectativa de onde queremos chegar e do que queremos fazer. No decorrer do tempo e em contato com os obstáculos e dificuldades, é possível que percamos de vista este alvo. Quando perdemos a visão daquilo que estamos fazendo, do porque estamos fazendo e para quem estamos fazendo, as coisas tornam-se muito difíceis e o desanimo vem solapando todo o nosso vigor. 

III. Insegurança. Refiro-me não apenas ao sentimento de vulnerabilidade e a sensação de ameaça a integridade física, mas também aos momentos em que sentimos que o nosso chão desapareceu. Ex: perda do emprego, problemas na família, morte de um ente querido, traumas dos mais diversos ocorridos em nossa vida. Enfim, fatores que fazem com que nos sintamos ameaçados e consequentemente inseguros.

IV. Incredulidade - Perda da confiança. Existem também aqueles que já passaram por tantas experiências amargas e que marcaram consideravelmente as suas vidas, que não conseguem mais ter confiança naquilo que estão fazendo e o que é pior perderam a confiança em Deus. A falta de confiança em Deus é incredulidade. É pecado e também gera desanimo. As duas gerações que mais viram milagres foram as gerações de Israel e de Jesus. No entanto, foram as mais incrédulas.

2. Para vencer o desânimo

Para vencermos o desânimo é necessário que superemos estas causas que muitas vezes se arremetem contra nós.
I. Descansando.
Vitor Hugo aconselhou: "Quando você tiver terminado todo o seu trabalho vá dormir. Deus está acordado!"

II. Recuperando a visão.
"olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hebreus 12.2

Ceifeiros da seara santa, Quão poucos fracos sois, Mas forte é Cristo vosso Mestre, Avante, avante pois ... Se temos tão insigne Mestre porque desanimar??

III. Superando a insegurança.
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Salmos 121.1-2

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46.1

 IV. Recuperando a confiança.

Os que confiam no Senhor, renovados serão, crescerão em vigor, subirão até as alturas... "mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40.31

Jesus diz: "Se creres verás a glória de Deus"

Como vimos o desânimo é um mal tremendo que nos acomete. Em tudo aquilo que formos fazer com certeza em certo momento sentiremos desânimo. Mas não devemos desanimar, nem desistir, antes buscar em Deus a força necessária para eliminarmos as causas do desanimo e vencê-lo no poder do Senhor em nossas vidas.

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, senão desfalecermos."Gálatas 6.9
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão."1Coríntios 15.58
Que Ele nos abençoe!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá... muito obrigado pelo artigo... Parabéns!

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: