sexta-feira, 2 de abril de 2010

A PAIXÃO E A VITÓRIA DE CRISTO

Textos para meditação: Mateus 27:57-61; João 19:38-42; Isaías 53

No filme: “A Paixão de Cristo” podemos ter uma ideia do que Jesus sofreu rumo à sua morte. Jesus sofreu muito até chegar à cruz e morrer pendurado nela. E este sofrimento foi por mim e por você. Fico imaginando qual teria sido a reação de José de Arimateia, depois de pedir o corpo de Jesus a Pilatos, ao se deparar com ele. Diante dele estava demonstrada e cumprida a profecia de Isaías 53.

O corpo de Jesus todo surrado e ferido, não tinha aparência nem formosura. José poderia olhar e não veria nenhuma beleza que chamasse a sua atenção ou lhe agradasse. Ele estava desprezado e como que o mais rejeitado entre os homens. Com certeza, ali, ele via o corpo de um homem de dores, que sabe o que é padecer. Seu corpo como um de quem os homens escondem o rosto, desprezado e de quem não fazem caso.

Também, com toda certeza, José podia ver ali, o corpo daquele que tomou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades, daquele que era reputado como aflito, ferido de Deus e oprimido.

Ao passar nele os perfumes, aromas, unguentos, e envolvê-lo no lençol, podia notar o seu lado que foi traspassado pela lança, que comprovava que certamente ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. Ao limpar suas feridas e seus hematomas, podia constatar que realmente o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras nós fomos sarados.

Aquele que outrora havia sido crucificado ao lado de dois malfeitores, agora, para cumprimento da profecia (Is. 53:9), com o rico estava na sua morte (pois José de Arimateia era homem rico, segundo Mt 27:57).


Mas o mais maravilhoso de tudo isto, é que nem a profecia e nem seu cumprimento terminam por aqui, na sua morte. Jesus ao terceiro dia, ressurge vencendo a morte e o seu poder. A sua vitória é completa. Sua missão foi cumprida, o propósito de Deus estabelecido, e todos nós podemos ter a esperança e o livramento da morte e do pecado. Porque Ele vive posso crer no amanhã. Porque Ele vive temor não há. Aleluia! Jesus Cristo está vivo para a glória de Deus Pai!

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: