sexta-feira, 16 de abril de 2010

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA UMA TRAJETÓRIA SEGURA


Leia Efésios 6.1-20

Há algum tempo, percebi devido a necessidade de trocar um pneu furado que o meu carro encontrava-se na seguinte situação: sem macaco, sem chave de roda (estava espanada), sem triângulo de sinalização e o estepe era um aro menor do que o usado no carro (as demais rodas eram 14 e o pneu reserva 13).

Totalmente desprovido destes e de outros equipamentos de segurança, com certeza estava correndo riscos de acidente, sujeito a multas e penalidades e a ter o meu trajeto sujeito a interrupção ou atraso.

Nós temos uma trajetória sublime a percorrer. Um caminho, uma viagem que nos é dada por Deus. Estamos no mundo, mas não somos deste mundo e caminhamos para a casa eterna de nosso Pai Celeste. No entanto, nesse trajeto estamos sujeitos à dificuldades, provações, e, até mesmo, ataques do inimigo de nossas almas.

Paulo fala de uma luta na qual todos os verdadeiros cristãos se encontram. Uma luta que não é contra seres humanos, mas contra inimigos espirituais terríveis e, muitas vezes, invisíveis. Mas mesmo em meio a tais circunstâncias, nosso Pai celeste não nos abandona, nem nos deixa desamparados... E um dos muitos recursos que Ele coloca à nossa disposição são OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA UMA TRAJETÓRIA SEGURA.

Estes equipamentos formam a armadura de Deus. Mas, afinal, quais são estes equipamentos?

1) Cinturão da Verdade. É a confiança quanto à certeza da veracidade da Palavra de Deus. Assim como o cinto envolve o corpo e o protege amparando e impedindo que tudo caia, esta confiança nos envolve impedindo que tudo em nossa vida desmorone!

2) Couraça da Justiça. A justiça que está sobre nós, não é uma justiça própria, mas a justiça de Cristo que nos dá a condição de permanecermos firmes contra as acusações do diabo. Os crentes se vestem do caráter justo de Cristo, enquanto ao crescerem na graça e no conhecimento de Jesus, adquirem condição de vencerem as tentações.

3) Sandálias do Evangelho da Paz (preparação - base). A paz que tem quem crê no evangelho o torna preparado para a guerra. Parece até uma contradição, mas a paz do Senhor que excede todo o entendimento nos guarda, livra e nos dá condições de não deslizarmos diante dos terrenos acidentados e escorregadios que atravessamos durante nossa trajetória por essa vida até chegarmos àquilo que Deus tem preparado para nós.

4) Escudo da Fé. O escudo romano era do tamanho que podia cobrir o corpo todo. Revestido de pele de animal, podia, quando mergulhado em água, apagar flechas incendiadas atiradas pelos inimigos. A fé em Cristo nos dá condição de apagarmos os dardos inflamados do maligno. A fé que nos é dada por Deus mediante a pregação da palavra nos permite enfrentar os ataques e sair salvos depois de cada batalha que enfrentamos em meio a cada dia na nossa trajetória.

5) Capacete da Salvação. Na trajetória da vida rumo ao que Deus planejou para nós, não podemos jamais tirar da mente a esperança da salvação e a confiança de que Deus é fiel para completar a obra que começou. Permitamo-nos ter a nossa mente repleta com as promessas de Deus.

6) Espada do Espírito (Palavra de Deus). Uma arma não apenas defensiva, mas também ofensiva. Hebreus 4.12 diz que a palavra de Deus, viva e eficaz, é mais cortante do que espada de dois gumes, pois é apta a penetrar nos mais profundo do ser humano e revelar os desejos e sentimentos mais profundos. Jesus nos deu um bom exemplo de como usar esta arma. Ao enfrentar Satanás no deserto, Jesus não apenas demonstrou como utilizar esta espada mas também nos ensinou a ter uma vida extremamente dependente da Palavra de Deus.

7) Oração e Súplica + Vigilância. Convocação urgente para oração por todos os crentes e pela obra missionária. Tudo isso aliado à vigilância perseverante. Não deixemos de orar e buscar a orientação do Pai, façamos isso em meio a nossa trajetória, como se a nossa vida dependesse disso. No fundo, descobriremos que em certo sentido, realmente a nossa vida depende disso.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: