segunda-feira, 2 de abril de 2012

VENCENDO A ANSIEDADE


VENCENDO A ANSIEDADE
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Filipenses 4.6-7

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." Mateus 6.25, 31-34

"Um relógio começou a calcular o trabalho que teria que fazer no ano seguinte. Um raciocínio mais ou menos assim: "Se eu tiquetaquear duas vezes por segundo, isso quer dizer que terei que tiquetaquear 120 vezes a cada minuto. Numa hora, serão 7.200 vezes; durante o dia, em 24 horas, serão 172.800 vezes. Ora, num ano precisarei tiquetaquear 63 milhões de vezes. Em dez anos, 630 milhões". Assim, de cifra em cifra, imaginando o tanto que teria de suar, o relógio não resistiu: Teve um colapso e pifou."

O QUE É A ANSIEDADE?

Ansiedade é a preocupação em demasia com alguma situação ou circunstância que nos faz deixar de viver no presente para nos encontrarmos no futuro, ocupados antecipadamente por coisas que podem nem mesmo vir a acontecer.

"Sêneca disse: O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário."


COMO ELA NOS ACOMETE?

Geralmente, somos acometidos pela ansiedade quando o nosso coração é tomado de assalto por temores provenientes das mais diversas possibilidades de situações que possamos enfrentar.

"Um médico experiente analisou as preocupações características de seus pacientes e verificou que 40% deles estavam preocupados com coisas que nunca iriam acontecer; 30% estavam preocupados com coisas acontecidas no passado; 12% tinham medo de perder a saúde, embora sua única doença estivesse na imaginação. Os outros 18% tinham outras preocupações, mas o médico descobriu, que em geral, elas não tinham qualquer fundamento."

A ansiedade é causada pelo medo de que alguma coisa pode vir a não dar certo. Quando esse medo é muito grande, nos faz ficar demasiadamente ansiosos e pode fazer com que percamos totalmente o controle.

OS EFEITOS DA ANSIEDADE EM NÓS?

A ansiedade  nos paralisa, nos amedronta, nos abate, nos desanima, nos enfraquece, mina nosso vigor espiritual, nos faz ver coisas onde não há. "A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra." Provérbios 12:25

"Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;" Lucas 10:41

Marta estava preocupada em fazer as coisas da melhor maneira possível para Jesus. Sua preocupação foi tão grande que ela chegou a perder o foco. Ela ficou tão ansiosa em dar o melhor para Jesus que acabou esquecendo-se do próprio Jesus.
E assim, a ansiedade também faz conosco. Muitas vezes ficamos tão preocupados, tão ansiosos, que perdemos o foco, ficamos abatidos, paralisados e por aí vão os seus efeitos danosos em nossa vida e caminhada.

O QUE FAZER QUANDO NOS ENCONTRARMOS ANSIOSOS?

Nos casos clínicos, um bom médico poderá receitar um anti-ansiolítico bastante eficaz. Calmantes, tranqüilizantes podem surtir um efeito bastante satisfatório. Contudo, a bíblia também oferece um remédio extremamente eficaz e eficiente contra a ansiedade.

Primeiramente, a bíblia nos exorta a não ficarmos ansiosos. "Não andeis ansiosos de coisa alguma;" (Fp 4.6). "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã,"  (Mt 6.25,31,34).

"Um soldado francês levava consigo durante a Primeira Guerra Mundial a seguinte receita contra a preocupação: "De duas coisas, uma é certa. Ou você está na vanguarda, ou na retaguarda da batalha. Se estiver na vanguarda, de duas coisas uma é certa. Ou você se encontra exposto ao perigo, ou num lugar seguro. Se você está exposto ao perigo, de duas coisas uma é certa. Ou você está ferido, ou não está. Se estiver ferido, de duas coisas uma é certa. Ou vai se recuperar, ou vai morrer. Caso se recupere, não deve se preocupar. Caso morra, não terá como se preocupar. Por que, então, se preocupar?""

Segundo, a bíblia diz o porquê de não ficarmos ansiosos. A vida vale muito mais do que as coisas de que precisamos para viver. "Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" (Mt 6.25, 26)

A ansiedade é inútil para dissipar nossos temores. "Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?" Lucas 12:26.

Deus sabe exatamente do que precisamos e nos supre. "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;" Mt 6.31, 32.

Terceiro, a bíblia fala do que fazer para não ficarmos ansiosos e o que devemos fazer se porventura estivermos ansiosos.

·        PARA EVITAR A ANSIEDADE.

§  Mt 6.33 "Buscai pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça..."

§  Fp 4.6 "em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças."

"A maneira de não se preocupar com nada é orar sobre tudo."

·        PARA SAIR DA ANSIEDADE.

§  Fp 4.6 "em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças."

Cyril J. Barber escreveu um livro sobre liderança cristã e num dos capítulos lemos: "Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias".

·        Mt 6.33  "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

·        Mt 6.34   "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal."

·        1 Pedro 5:7 "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."

QUAIS OS EFEITOS DO TRATAMENTO DE DEUS SOBRE A NOSSA ANSIEDADE?

Fp 4.7   "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."

EM RESUMO:

A ansiedade é um mal terrível em nossos dias que tem acometido várias pessoas, inclusive muitos cristãos. Embora muitos não precisem dos famosos anti-ansiolíticos e anti-depressivos, muitos tem sentido os efeitos danosos desse veneno corroendo todo vigor espiritual, tirando o foco, paralisando-os em meio aos alvos que  temos na caminhada cristã, desviando a atenção do principal que é a presença de Deus e o seu cuidado especial em nossas vidas.

"Um dia, quando João Wesley estava longe de sua casa, alguém veio correndo ofegante em sua direção, repetindo monotonamente: - "Sua casa foi destruída por um incêndio! Sua casa foi destruída por um incêndio!" Wesley, entretanto, respondeu: -"Não, não foi; pela simples razão que não tenho casa nenhuma. Aquela em que eu tenho morado já há muito tempo pertence ao Senhor, e se ela pegou fogo é uma coisa a menos para eu me preocupar!" Radical, não? Mas é exatamente esse o espírito das palavras de Jesus ao denunciar a preocupação como um pecado."

A bíblia não apenas condena e nos adverte a não ficarmos ansiosos como também nos dá as condições para evitarmos a ansiedade e, se porventura, temos estado ansiosos, como vencermos a ansiedade.

"O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade" George Muller

Somos convidados pela palavra de Deus a reavaliarmos nossas prioridades, refletirmos sobre onde se encontra o nosso foco, e entregarmo-nos completamente nas mãos de Deus. Caso estejamos sendo acometidos pelo veneno da ansiedade, que valhamo-nos do antídoto prescrito na palavra de Deus: a oração, a súplica e as ações de graças.

Somente desta forma seremos livres da ansiedade e provaremos esta paz tão gloriosa que vem de Deus para os nossos corações e excede todo o entendimento. Tudo isto é possível e está a apenas uma oração de distância.

"Certo homem, dirigindo a sua carroça passou ao lado de um viajante que à pé carregava um pesado saco às costas. Ofereceu-lhe uma carona. Depois de certo tempo notou que o homem, apesar de estar na carroça, ainda segurava o fardo nas costas. Por que o senhor não coloca a bolsa no fundo da carroça? Perguntou o homem. Bem, respondeu o caroneiro, o senhor já é tão bondoso em me levar que não quero lhe dar este incômodo de levar este saco.
Amigo, quantas vezes fazemos exatamente assim com Jesus? Cremos que Ele carregou nos Seus ombros a pesada cruz em nosso lugar. Cremos que Ele leva a nossa alma a salvo para o Lar Celestial, mas achamos que nós mesmos temos que carregar os fardos de nossas preocupações diárias, sejam elas grandes ou pequenas. Como é maravilhoso saber que podemos entregar a Jesus, cada dia, todos os nossos problemas e preocupações. Nada e tão pesado que Cristo não possa carregar e nada é tão pequeno que não O possa interessar. Façamos isto!"

Se este é o seu caso: lance sobre Ele a sua ansiedade e saiba de todo o coração que Ele tem cuidado maravilhosamente de você.


**** NOTA: As ilustrações transcritas em azul neste estudo foram extraídas de:  http://www.cruzadavitoriaemcristo.com.br/ilustracoes

4 comentários:

Anônimo disse...

Que mensagem maravilhosa e edificante! Parabéns pelo texto! Era exatamente o que eu precisava ler hoje!

Pr. Antonio C. G. Donadeli disse...

Obrigado pela visita e comentário. Que Deus o abençoe grandemente!! Abraços...

Unknown disse...

Mto obg por essas lindas palavras !
Q Deus abençoe vc !

Pr. Antonio C. G. Donadeli disse...

Amém. Agradeço por sua visita e comentário. Que Deus tbm o abençoe, Wesley.

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: