domingo, 29 de abril de 2012

A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

EVANGELIZAR É PRECISO!

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28.19-20



O tema: Evangelizar é preciso! é referente a um congresso que será realizado pela APECOM (Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação) para falar e desafiar a igreja para a necessidade da pregação do evangelho.

Quando olhamos para estas palavras, percebemos aqui a ordem clara de Jesus a cada um de nós.

Como Igreja do Senhor Jesus, temos o desafio de dar prosseguimento a tarefa de evangelizar e discipular.

Dwight Moody disse: "Alguém não envolvido com evangelismo e discipulado é como um bombeiro que corre para um prédio em chamas apenas para ajeitar o quadro na parede".

À luz desta grande necessidade e das ordens de nosso Mestre, façamos algumas considerações:



              - É NECESSÁRIO QUE SE PREGUE O EVANGELHO.

As pessoas perdidas precisam ouvir a boa nova para terem a chance de arrependerem-se de seus pecados e crer em Jesus.

Pregar o evangelho é um ato de amor a Deus e ao próximo, e também um ato de obediência a Jesus.

- É URGENTE QUE SE PREGUE O EVANGELHO.
Uma das grandes objeções e talvez explicações ao porque muitas vezes encontramo-nos acomodados e não pregamos o evangelho seja a doutrina da eleição e predestinação.

Muitos pensam: "as pessoas serão salvas mesmo, então não precisamos ter pressa em pregar.". Contudo, é preciso que se diga que para alguém que é um eleito de Deus encontrar-se com a salvação é necessário que ele creia em Jesus. O meio para isso é a pregação do evangelho. O veículo para esta pregação somos nós.

- É CAPACITADOS POR DEUS QUE PODEMOS PREGAR O EVANGELHO.

Deus não apenas nos manda em uma tarefa, mas nos dá as ferramentas de que tanto precisamos para que demos conta do recado.
O Espírito Santo nos capacita a sermos testemunhas do Senhor Jesus. A presença de Jesus constante conosco nos estimula a abrir a nossa boca e ensinar a outros as verdades de Deus que dEle mesmo temos aprendido ...

"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Atos 1.8

Jesus fala sobre a vinda do Espírito Santo e que o Ele faria pelos discípulos. O Espírito Santo concederia através de sua presença com e nos discípulos o poder para que estes testemunhassem de Jesus.
Este testemunho englobaria todo o contexto local (cidade), todo o seu próprio povo (nação), outros povos e etnias (Samaria), e por fim os lugares mais afastados e longínquos da terra (confins).

O elemento decisivo para que testemunhemos é o poder concedido pela presença do Espírito Santo. O propósito desse poder conferido não é outro senão testemunhar a respeito da pessoa de Cristo e sua obra em nossa vida.
Qualquer outro emprego para este poder encontra-se fora dos propósitos de Deus. Fora dos planos do Senhor, este poder não irá agir em nossas vidas.
O Espírito não fará e não faz nada que não esteja de acordo com aquilo que está no coração do Pai.

- É PRECISO VIDA DE SANTIFICAÇÃO PARA UM MINISTÉRIO MAIS EFICAZ.

"Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra." 2 Timóteo 2.21


A maior ou menor eficácia do nosso testemunho está ligada a vários fatores, dentre estes, a nossa consagração e santificação pessoal.
Quanto mais buscarmos uma vida de consagração e uma atitude de santificação pessoal, mais aptos estaremos a sermos usados por Deus e de modo mais eficaz.

O que queremos dizer com isso não é que precisamos ser perfeitos para pregar o evangelho, mas enfatizar a nossa responsabilidade em buscar a santificação e que poderemos ser muito mais usados por Deus quanto mais nos santificarmos.
Paulo falando a Timóteo diz que se alguém se purificar destes erros, pecados frutos de uma vida ímpia, será utensílio para honra, santificado e útil a Deus. Assim estaremos preparados para toda boa obra.


Por fim,

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28.19-20

Segundo Charles Spurgeon - O que é pregar o evangelho?

I - Pregar o Evangelho é expor cada doutrina presente na Palavra de Deus, e dar a cada verdade sua própria importância.

II - Pregar o Evangelho é exaltar a Jesus Cristo.

A ordem de Jesus é clara para todos os seus discípulos. Devemos ir e fazer discípulos de todas as nações. Estes discípulos devem ser batizados e ensinados a guardar todos os ensinamentos de Jesus.
Embora seja uma tarefa sublime e um privilégio pregar o evangelho, fazer discípulos, não é uma tarefa fácil.
Muitas vezes, podemos considerar uma tarefa extremamente árdua, contudo, há um consolo e uma compensação espetacular. Jesus promete e cumpre dizendo: "Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos".

Temos aqui uma tarefa, suas especificações e uma ferramenta essencial e indispensável que nos impulsiona, motiva, consola, sustenta, dirige, põe em nossa boca o que falar etc e etc... Essa ferramenta é a presença constante de Jesus conosco.

Preguemos o Evangelho, pois Evangelizar é Preciso!

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: